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Inovação é o princípio ativo do mercado farmacêutico personalizado

O mercado farmacêutico personalizado está em plena expansão no Brasil. De acordo com a Pesquisa de Mercado e Opinião Consulfarma, mais de 70% das farmácias de manipulação projetam crescimento em 2023. As boas perspectivas para o setor são impulsionadas, especialmente, pela procura do consumidor por produtos estéticos, juntamente com itens que promovam longevidade.

Para crescer, o setor está cada vez mais atento às necessidades e ao estilo de vida do brasileiro. De acordo com o levantamento Consulfarma, realizado em parceria com D. Hoffmann Gestão e Inteligência de Negócios e Foco Estratégia, 61,5% das pessoas que consomem produtos das farmácias de manipulação buscam itens cosméticos. “Deste total, 29,2% estão interessados em longevidade e 9,4% procuram medicamentos”, observa Lucas Portilho, especialista em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e diretor científico do Congresso Consulfarma.

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O comportamento do consumidor também é um indicativo para investimentos em inovações. Há pelo menos duas décadas era inimaginável encontrar nas farmácias personalizadas um produto que regenera a pele exposta à radiação da tela dos computadores, um cappuccino com função emagrecedora ou mesmo um filtro solar que protege os animais de estimação dos nocivos raios UVA e UVB. “Pois estes e muitos outros produtos hoje são realidade e demandam intensas e criteriosas pesquisas e alta tecnologia em suas formulações”, destaca.

Com finalidade estética, pró-age e como promotores de longevidade, alguns itens se destacam no mercado. “Há, por exemplo, um escudo antipoluição com ativos que protegem a pele contra oxidação e inflamação causada por poluentes, pelas luzes de celulares e computadores e também pela radiação eletromagnética gerada por ondas de Wi-Fi”, diz Portilho.

Outro grande lançamento, segundo o farmacêutico, é o sérum “pele de vidro” para rugas. De uso tópico, é composto de toxina botulínica nanoencapsulada que previne e reduz rugas, sem a necessidade de aplicação de injeções.

Contrariando o pressuposto de que chocolate provoca espinhas, gotas de chocolate foram formuladas para obter, justamente, o efeito contrário. “À medida que são ingeridas, essas gotas, que são muito saborosas, previnem acne e oleosidade excessiva da pele”, observa.

No beach tennis, os praticantes do esporte se beneficiam com o spray que evita que a areia grude nos cabelos.

Com o uso terapêutico crescente de produtos à base de Cannabis sativa para aplicação em diversas doenças, uma linha foi desenvolvida para facilitar a administração de canabidiol no tratamento de ansiedade. Na proposta de contribuir com os benefícios terapêuticos do canabidiol, goma, pirulito e shot sem açúcar e também um óleo de massagem de uso tópico auxiliam no relaxamento e na redução da dor.

O mercado de farmácias personalizadas, que é um gerador substancial de empregos, tem muito ainda a conquistar no Brasil. E a inovação, sem dúvida, é o princípio ativo para crescer”, finaliza Lucas Portilho.


MXP Comunicação
Redação MXP
Jornalistas