Beleza Notícias Saúde

Se Você Escova os Dentes no Banho fique atento! Entenda os Perigos e Veja 8 Dicas Para Escovar os Dentes Corretamente

Escovar os dentes enquanto toma banho pode parecer uma maneira conveniente de economizar tempo, mas você sabia que deve ficar atento para essa prática ? 

Escovar os dentes no chuveiro pode afetar negativamente a eficácia da escova. Se você estiver tomando um banho com água quente, a temperatura elevada pode amolecer as cerdas da escova, tornando-a menos eficaz para a próxima limpeza dos dentes. O ato de escovar com cerdas amolecidas não alcançará a limpeza adequada e pode deixar resíduos de alimentos e placa bacteriana nos dentes.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Outro alerta importante é onde você guarda a escova após o uso. O chuveiro abafado, sem circulação de ar, próximo de outros produtos de higiene, sem a correta secagem das cerdas da escova pode auxiliar na proliferação e aumento de bactérias, sendo prejudicial para a saúde. 

Além disso, a Dra. Bruna Conde ressalta que é fundamental utilizar uma escova de dentes adequada e substituí-la regularmente. Escovas com cerdas macias e de tamanho adequado são as mais recomendadas, pois oferecem uma limpeza suave, mas eficiente, sem causar danos às gengivas e ao esmalte dos dentes.

Dicas simples para melhorar ainda mais a qualidade da escovação dos seus dentes:

1. Escolha uma escova de dentes adequada: Opte por uma escova de cerdas macias, que seja confortável e segura para uso diário. Escovas com cabeças pequenas e cerdas de nylon são ideais para alcançar todas as áreas da boca.

2. Utilize a técnica correta: É necessário escovar a parte da frente, em cima e por dentro dos dentes.  

3. Não exerça muita pressão: Evite escovar os dentes com força excessiva, pois isso pode danificar o esmalte dental e causar sensibilidade. Escove com suavidade, realizando movimentos delicados para remover a placa bacteriana e resíduos de alimentos.

4. Dedique tempo suficiente à escovação: Escove os dentes  dividindo o tempo igualmente entre os quadrantes da boca. Uma escovação adequada e completa é essencial para uma limpeza eficaz.

5. Use fio dental diariamente: A escovação sozinha não é suficiente para remover toda a placa bacteriana e resíduos entre os dentes. Utilize o fio dental diariamente para limpar essas áreas de difícil acesso, prevenindo cáries e doenças gengivais.

6. Enxágue bem a boca: Após a escovação, enxágue bem a boca com água para remover os resíduos de pasta de dente e placa bacteriana solta. Isso ajuda a manter uma sensação de frescor e limpeza.

7. Substitua sua escova regularmente: As escovas de dentes desgastam-se com o tempo e acumulam bactérias. Substitua sua escova a cada três a quatro meses, ou quando as cerdas estiverem desgastadas ou deformadas. Uma escova de dentes em boas condições é essencial para uma limpeza eficaz.

8. Escove a língua: Higiene bucal completa inclui higiene da lingua também. Na língua tem depósito de alimentos que podem ser compartilhados com os dentes.

É importante lembrar que a saúde bucal desempenha um papel fundamental na saúde geral do organismo. Doenças periodontais, como a periodontite, estão associadas a uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas e diabetes. Portanto, reservar um tempo adequado e dedicado à higiene bucal é um investimento valioso para a sua saúde a longo prazo.

Escovar os dentes com atenção e cuidado é essencial para manter um sorriso saudável e prevenir problemas bucais no futuro. Não se esqueça de visitar regularmente o seu dentista e seguir suas recomendações para manter uma boa higiene bucal. Sua saúde e bem-estar são valiosos, e investir em uma rotina adequada de cuidados bucais trará benefícios à sua saúde bucal.” Finaliza a Dra. Bruna Conde.

Mais Sobre Bruna Conde:
Dra. Bruna Conde – Cirurgiã-Dentista.
CRO SP 102038

Sou uma dentista antenada e busco estar ligada em tudo o que faz bem para a nossa saúde.
Há mais de 10 anos de formada, mais de 7000 sorrisos realizados, Dra. Bruna Conde é especialista e em frequente atualização. Realiza pessoalmente todos os tratamentos listados em seu consultório através de protocolos baseados em evidência clínica e científica através do largo convívio social de pacientes, mestres renomados e profissionais da área da saúde que visam o tratamento multidisciplinar. Conhecida por ter uma postura humana, detalhista, visão do paciente como um todo, acolhedora com humor e risada única.


Gabriela Dallo