Culinária Saúde

Chá verde: conheça os benefícios contra o envelhecimento precoce

Especialista comenta sobre estudos que apontam como o consumo diário do chá verde pode prevenir os efeitos do envelhecimento na pele

São Paulo, julho de 2023 – Envelhecer é inevitável e, mesmo com tantos tratamentos disponíveis hoje em dia para melhorar a saúde da pele, caso o corpo não esteja sendo bem cuidado de dentro para fora, os efeitos do envelhecimento precoce serão inevitáveis. O que muitos ainda não sabem, é que é alguns alimentos contribuem com o retardamento do envelhecimento e de uma maneira bem simples: como é o caso do chá verde.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

O chá verde é conhecido por seus inúmeros benefícios para a saúde e essa fama é real. Poderoso antioxidante, o chá verde possui potente ação contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Ou seja, ele é capaz de prevenir o surgimento de rugas e flacidez da pele”, explica Dr. Maurizio Pupo, farmacêutico e professor especialista em cosmetologia.

Estudos atestam os benefícios do chá verde

E esses benefícios já foram comprovados cientificamente. Um estudo realizado na Witten University Institute for Experimental Dermatology, na Alemanha, investigou os efeitos do consumo de chá verde em relação à sensibilidade da pele, estrutura da pele, textura e microcirculação. Com 60 mulheres voluntárias, entre 40 e 65 anos, que consumiram um litro de chá verde por 12 semanas consecutivas, foram obtidos os seguintes resultados:

  • Aumento da hidratação da pele: 9% mais na 6ª semana e 17% mais na 12ª semana; 
  • Aumento da elasticidade biológica: 2,6% mais na 6ª semana e 3,9% mais na 12ª semana;
  • Redução de rugas: 1,9% menos na 6ª semana e 2,1% menos na 12ª semana;
  • Redução da descamação: 20% menos na 6ª semana e 25% menos na 12ª semana. 

Ainda vale ressaltar que esse estudo também mostrou que os polifenóis (ativo responsável pela ação antioxidante da folha) presentes no chá verde, possuem capacidade de proteger a pele contra os danos dos raios solares, como queimaduras, imunossupressão induzida por UV e fotoenvelhecimento”, ressalta o especialista.

Ainda segundo o farmacêutico, esses resultados mostraram que sim, é possível alcançar uma melhora considerável na pele. “Com apenas 3 xícaras de chá verde (aproximadamente 1 litro) por dia, conseguimos notar as diferenças e manter a pele mais jovem e iluminada”, diz.

Ainda vale ressaltar que as propriedades benéficas do chá verde, além de comprovadamente fazerem bem para a saúde da pele, o consumo desta bebida também é benéfico para a saúde do corpo como um todo. “Por ser um alimento funcional, o chá verde é rico em nutrientes que favorecem o funcionamento do organismo de uma forma geral. Entre os seus benefícios estão a prevenção de riscos cardiovasculares, prevenção de alguns tipos de câncer, contribuição com a perda de peso, controle da pressão arterial, melhora da saúde dental e do intestino, entre outros”, finaliza Dr. Maurizio.

Sobre o Dr. Maurizio Pupo

Dr. Maurizio Pupo é farmacêutico ítalo-brasileiro, pesquisador e professor especialista em cosmetologia. É autor de vários livros na área cosmética como: Tratado de Fotoproteção, Luz Azul | Luz Visível e Impactos na Dermatologia, DIFENDIOX® OPP’s Antioxidantes Biologicamente Ativos e Estabilizados em Sistema Hydromicelar, entre outros. Além disso, é CEO e responsável pelo desenvolvimento dos produtos marca de dermocosméticos ADA TINA.


TMA Comunicação
Ana Carolina Patrão
Especialista em Comunicação


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.