Clima Inverno Meteorologia

A neve chegou, está preparado?

A primeira neve deste inverno caiu em Bom Jardim da Serra por volta da 1h na madrugada desta sexta-feira (14). O fenômeno aconteceu em alguns pontos na Serra catarinense e maravilhou moradores e turistas que esperavam a chegada dos cristais de gelo.

Ao menos três lugares teriam registrado o fenômeno durante a madrugada. Segundo a Defesa Civil, além de Bom Jardim, também houve registro em São Joaquim por volta das 4h. Durante a queda a queda da neve, a temperatura era de 0,72ºC, segundo a Epagri/Ciram. Ainda de acordo com a Defesa Civil, o fenômeno também ocorreu em Urubici.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Na região, a menor temperatura foi em Urupema com -0,62°C às 6h, de acordo com a Epagri.

A Epagri/Ciran afirmou que a neve era esperada entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira como consequência da passagem de uma massa de ar frio polar alinhada com o avanço do um ciclone extratropical.

A Defesa Civil comunica que o ciclone extratropical já se afasta da costa, o que faz que os ventos retornem a normalidade. Agora, uma massa de ar frio se estabelece no Estado e foi a responsável para que as temperaturas ficassem abaixo de zero nos pontos mais altos da Serra.

A sensação de frio continuará em todas as regiões. Além disso, o risco de mar agitado no litoral catarinense, assim como alagamentos costeiros associados a maré alta, também continua.

Esta é a segunda vez que Santa Catarina registra neve em 2023. A primeira ocorreu em abril, quando os flocos caíram em Bom Jardim da Serra, na região serrana. Foi a que o Estado registrou neve no período desde 1999, segundo a Epagri. A última tinha sido em 2016.