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Golpe promete devolução de encargos pagos aos cartões de crédito

Valor seria de R$13 mil e a tentativa de roubo movimentou a internet brasileira nos últimos dias

Nos últimos dias surgiram diversos rumores de uma suposta devolução de R$13 mil reais aos usuários de cartão de crédito. Vários brasileiros receberam links que solicitavam informações pessoais para garantir o acesso ao valor. Porém, o Banco Central e a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs) alertaram para o fato de que tudo não passa de uma tentativa de golpe visando roubo de dados.

O comunicado, propagado online, justificava que a devolução era proveniente do governo federal, como compensação pelos encargos excessivos cobrados pelas bandeiras de cartões Elo, Visa, Mastercard, Hipercard e American Express, durante o período de 2019 a 2022. A possibilidade de um reembolso tão significativo despertou a curiosidade de muitos, levando-os a acessar os links suspeitos e compartilhá-los com amigos e familiares.

Todavia, as primeiras dúvidas começaram a surgir à medida que as pessoas questionavam a veracidade das informações e aguardavam um posicionamento oficial. Foi então que o Banco Central divulgou um alerta, deixando claro que tudo não passava de uma tentativa de golpe virtual. O órgão regulador informou que o governo nunca emitiu qualquer comunicado sobre devolução de valores para os usuários de cartão de crédito.

A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs) também se pronunciou, enfatizando que a cobrança indevida de taxas por parte do governo nunca existiu. Em seu comunicado oficial, a Abecs, destacou que os boatos são uma tentativa de roubar dados pessoais e bancários de milhões de brasileiros e alertou para os riscos de fornecer informações em sites e links suspeitos.

Para evitar cair em golpes virtuais, especialistas recomendam algumas medidas de precaução. Segundo Edemilson Koji Motoda, Diretor do grupo KSL, empresa especializada em crédito e cobrança, é importante sempre ficar atento, confira essas dicas:

  1. Duvide de estornos financeiros, principalmente quando originários de fontes desconhecidas.
  2. Sempre verifique as informações antes de compartilhar ou acessar quaisquer links suspeitos.
  3. Jamais forneça informações pessoais, como números de CPF, RG, cartões de crédito ou senhas, em sites ou links não confiáveis.
  4. Sempre pesquise sobre os golpes mais recentes e as formas de proteção, buscando informações de fontes oficiais e especialistas confiáveis.

Na dúvida jamais compartilhe qualquer informação.

Sobre a KSL:

O GRUPO KSL é especialista em cobrança amigável e cobrança jurídica, atuando também em serviços de Contact Center e relacionamento. Desde o seu surgimento em 1996, o equilíbrio entre atendimento humanizado e inovação tecnológica sempre balizaram os serviços prestados pelo grupo, que personaliza serviços e soluções que integram o processo de gestão de seus clientes.


Lucky Comunicação
Kaísa Romagnoli


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