Belezas de Alfredo Wagner/SC Culinária Notícias

Macarrão Caseiro feito como antigamente

Bertolina Maffei

O macarrão, para nós brasileiros, tornou-se sinônimo de qualquer massa feita com trigo e cozida na água… já para os italianos, designa um tipo específico de massa: são aqueles tubinhos curtos, entre os quais podemos incluir os os penne e os cotovelos.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Marco Polo teria sido o responsável por introduzir o macarrão na Itália, levando a ideia do Império Mongol, mas hoje existem outras versões da origem italiana do macarrão.

Em Santa Catarina, e mais especificamente aqui em Alfredo Wagner, na Serra Catarinense, com certeza foram os descendentes de italianos que introduziram a deliciosa iguaria.

Minha avó, Bertolina Schwabe Kalbusch, e minha mãe, Nilza Kalbusch Maffei já faziam frequentemente para alimentar a grande família, cujo trabalho no campo necessitava de muita caloria.

A vinda de produtos industrializados para Alfredo Wagner, não destruiu inteiramente este costume, embora poucos ainda façam o macarrão em casa, mas restam ainda alguns fornecedores deste saboroso macarrão.

E, como gostamos muito de história e de culinária, hoje vamos fazer o autêntico macarrão caseiro, te ensinando a aproveitar este método fácil e rápido para um almoço de domingo.

Acompanhamos o nosso macarrão com molho de tomate feito com a chuleta de porco.

Ingredientes:
Farinha de trigo até dar o ponto
1 ovo
2 xícaras de leite

Modo de fazer:
Junte o leite com o ovo e misture bem. Vá acrescentando a farinha aos poucos até ao ponto de não grudar nas mãos. Amasse bem e com decisão! Quando notar que a massa está bem homogênea, corte pedaços e faça “folhas”, como se diz por aqui, ou seja, discos de mais ou menos meio centímetro de espessura, até caber dentro de uma frigideira média.

Com a frigideira pre-aquecida e sem óleo coloque as folhas para secar. Cuide para não queimar. Vire de um lado e de outro até observar que uma camada seca cobre a “folha”. Veja o vídeo para melhor compreender o processo. Faça isso com todos os discos.

Feito isso, numa tábua, corte cada uma das folhas em tiras finas conforme o seu gosto ou o prato que irá fazer.

Cozinhe em água já fervente com duas colheres de óleo e sal a gosto. Cuide pois o cozimento é rápido e ao chegar “al dente” o macarrão caseiro deve ser escorrido.

Sirva com o molho de sua preferência e acompanhe com carnes, peixes, saladas, etc.
Bom apetite!

Veja os shorts do youtube por etapas da preparação e o vídeo completo:


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.