Simulação aconteceu no âmbito do consórcio da ABBC e foi concretizada com sucesso
São Paulo, 14 de novembro de 2023 – PagBank e Agibank realizaram a primeira transferência interbancária por meio da Plataforma Drex, do Real Digital. O teste envolveu a criação da carteira, depósito de ativos e o envio e recebimento entre instituições, e foi a primeira entre as carteiras do PagBank e do Agibank. A transação foi executada em um ambiente simulado, sem envolver clientes ou valores reais, e representou um importante passo na evolução dos testes com o Drex.
“Mesmo na estrutura do piloto*, a transação atendeu aos parâmetros estabelecidos, levando milissegundos para ser concluída. Entendemos que o teste tem evoluído muito bem e é de suma importância para validar requisitos tecnológicos e de segurança para a efetiva adoção do Drex”, afirma Cesar Leite, CTO do PagBank. Além disso, o executivo observa que as duas instituições financeiras envolvidas no projeto também podem aproveitar o piloto para validar e amadurecer casos de usos baseados no Real Digital, que efetivamente geram valor para os clientes e para as estratégias de negócio de ambas as empresas.
A expectativa é que o Drex incentive ainda mais a digitalização – como aconteceu com o Pix. “No Agibank, um banco de relacionamento focado em folhas de pagamentos e benefícios do INSS, enxergamos um leque infinito para a criação de novos produtos, soluções e conveniência para nossos clientes com a chegada do Drex. Como, por exemplo, a capacidade de distribuir os salários e benefícios de forma, segura, simplificada e barata, bem como um mundo a ser explorado no cenário de crédito lastreado pela tokenização de contratos e garantias”, reforça Marcelo Oliveira, diretor de Tecnologia da instituição.
Com o sucesso do teste, Leite avalia, o PagBank mantém sua estratégia de sempre estar na vanguarda da tecnologia para serviços financeiros. “Desde o início de nossas operações, em 2006, a Companhia realizou grandes lançamentos que transformaram a forma de pagar dos brasileiros, como as maquininhas Minizinhas e Moderninhas, e a forma de usar produtos bancários, como poupar automático, conta grátis e cartão que o cliente escolhe o limite”, pontua ele, complementando que esse posicionamento levou o PagBank a atingir a marca de 30 milhões de clientes e ser eleito a melhor conta PJ pelo portal iDinheiro e ter recebido o prêmio Folha Top of Mind na categoria “Top Maquininha de Pagamento”.
O PagBank e o Agibank integram o consórcio da ABBC (Associação Brasileira de Bancos Comerciais), um dos principais consórcios do piloto do Drex. O grupo foi um dos 16 inicialmente selecionados entre um total de 36 candidaturas apresentadas pelo mercado, envolvendo mais de 100 instituições, para participação no piloto.
*Saiba mais sobre o Piloto Drex, no site do Banco Central: https://www.bcb.gov.br.
Sobre o PagBank
O PagBank promove soluções inovadoras em serviços financeiros e meios de pagamento, automatizando o processo de compra, venda e transferências para alavancar negócios de qualquer pessoa e empresa, de forma simples e segura. Empresa do Grupo UOL – líder da internet brasileira – o PagBank atua como emissor, adquirente e oferece contas digitais, além de fornecer soluções completas para pagamentos online e presenciais (por aparelhos mobile e dispositivos POS).
O PagBank conta ainda com grande variedade de meios de pagamento, como cartões de crédito, pré-pago e refeição, além de transferências bancárias, pagamentos por boleto, saldo em conta, entre outros. O PagBank (PagSeguro Internet Instituição de Pagamento S.A) é regulado pelo Banco Central do Brasil como instituição de pagamento emissora de moeda eletrônica, emissor de instrumento pós-pago e adquirente, tendo parcerias com as principais bandeiras de cartões. Sua controladora, PagSeguro Digital, tem capital aberto nos EUA (NYSE: PAGS) e é regulada pela SEC (Securities and Exchange Commission). A distribuição de fundos de investimento é realizada pelo BancoSeguro S.A., autorizado pelo Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários e afiliado à ANBIMA.
Sobre o Agibank
O Agibank tem o objetivo de ampliar e simplificar o acesso de produtos e serviços financeiros para incluir digital e financeiramente milhões de brasileiros. Temos o propósito de fazer o dia a dia das pessoas melhor por meio de crédito, serviços bancários, investimentos, seguros, marketplace e de um atendimento acolhedor em nossas mais de 880 lojas em todo o Brasil, além de 12 canais de atendimento, como aplicativo, internet banking, caixa eletrônico, WhatsApp, entre outros.
XCOM Agência de Comunicação PagBank
imprensa@agibank.com.br
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.