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Soft skills são cada vez mais importantes para sucesso profissional

De acordo com a psicóloga e mentora de carreiras e empreendedorismo, Fernanda Tochetto, habilidades comportamentais são essenciais para o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais, liderança eficaz, solução de problemas e comunicação assertiva

As habilidades comportamentais e socioemocionais, as chamadas soft skills, são cada vez mais valorizadas pelas empresas, como mostra dados recentes do Linkedin, divulgados no final de 2022. Segundo o levantamento da rede social focada em negócio e emprego, 45% de todos os empregos postados no Linkedin Premium em três meses mencionaram a importância de habilidades de comunicação. A pesquisa mostrou também como os profissionais já perceberam a necessidade das soft skills: 61% dos entrevistados disseram que esse tipo de habilidade é tão importante quanto as hard skills no local de trabalho.

A psicóloga, treinadora comportamental, mentora de carreiras e empreendedorismo e autora do livro “Destrave sua vida e saia do rascunho”, Fernanda Tochetto, destaca que as soft skills são essenciais para o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais, liderança eficaz, solução de problemas, comunicação assertiva, adaptabilidade, entre outras competências. Nesse sentido, segundo ela, são de suma importância para que os profissionais se destaquem e prosperem no ambiente de trabalho. “Ter habilidades como empatia, inteligência emocional, resiliência e capacidade de comunicação eficaz pode abrir portas e proporcionar oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional”, afirma.

Profissionais com habilidades comportamentais e socioemocionais desenvolvidas também contribuem para o crescimento da empresa onde atuam, pois fortalecem a cultura organizacional, ao criarem um ambiente de trabalho saudável, colaborativo e produtivo. “Isto porque soft skills ajudam a construir relacionamentos de confiança, promovem diversidade e inclusão, facilitam a resolução de conflitos e estimulam a criatividade e a inovação dentro da empresa”, diz a psicóloga.

Segundo Fernanda, entre as soft skills mais valorizadas pelas empresas e que devem ser buscadas e aprimoradas por profissionais que desejam se destacar em processos seletivos e avaliações de desempenho estão: comunicação eficaz; inteligência emocional; trabalho em equipe e colaboração; pensamento crítico voltado à resolução de problemas; flexibilidade e adaptabilidade; liderança; e resiliência.

Por meio da comunicação eficaz, afirma a treinadora comportamental, o profissional consegue transmitir as informações de forma clara, concisa e assertiva, seja na escrita ou na fala. “Habilidade de reconhecimento e gestão das emoções, a inteligência emocional, por sua vez, permite lidar com o estresse e resolver conflitos de forma construtiva”, diz. Já o trabalho em equipe e colaboração, explica a psicóloga, consiste na capacidade de trabalhar bem em equipe, compartilhar conhecimentos, contribuir com ideias e resolver problemas coletivamente.

Com pensamento crítico voltado à resolução de problemas, comenta Fernanda, o profissional consegue com mais facilidade analisar informações, identificar problemas, formular soluções criativas e tomar decisões mais embasadas. Conforme a mentora de carreiras, a soft skill flexibilidade e adaptabilidade é fundamental para um mundo que muda constantemente, pois por meio dela a pessoa se torna mais apta a lidar com incertezas, abraçar tecnologias e processos, e ajustar-se às demandas do mercado.

A capacidade de liderança, por sua vez, permite ao profissional aumentar seu poder de influenciar, inspirar e motivar outras pessoas. Por fim, destaca a psicóloga, a resiliência é importante no mundo profissional, pois diz respeito à capacidade de lidar com adversidades, superar desafios e se recuperar de fracassos. “A resiliência permite que o indivíduo mantenha o foco, aprenda com as experiências e siga em frente, mesmo diante de obstáculos”, afirma.

Fernanda Tochetto, psicóloga e mentora de carreiras e empreendedorismo

Se diante das opções de soft skills anteriormente citadas o profissional identificar possuir pouca ou nenhuma delas, ele não deve esmorecer, de acordo com a mentora de carreiras. Isto porque, trata-se de habilidades que podem ser desenvolvidas durante a vida, bastando para isso dar alguns passos, entre os quais: fortalecer autoconhecimento; praticar o aprendizado contínuo; e investir na prática e vivência.

“O primeiro passo para desenvolver soft skills é conhecer a si mesmo”, declara Fernanda. Assim, segundo a psicóloga, o profissional deve investir tempo em autoavaliação e reflexão, para identificar forças, fraquezas e habilidades que precisa aprimorar, estabelecendo metas claras de crescimento pessoal.

Conforme a treinadora comportamental, a importância do aprendizado contínuo vem do fato de que as soft skills não são desenvolvidas instantaneamente. Muito pelo contrário, decorrem de um processo longo, no qual o indivíduo deve estar sempre disposto a aprender. “Desse modo, busque oportunidades de aprendizado, como cursos, workshops, palestras e programas de treinamento e esteja aberto a feedbacks”, recomenda.

Por fim, ressalta Fernanda, sem investir em prática e vivência não se vai muito longe no fortalecimento de habilidades comportamentais e socioemocionais, porque quanto mais a pessoa se expuser a situações que exigem o uso de soft skills, mas ela terá chance de aprimorá-las. “Por isso, busque oportunidades de fazer isso, seja por meio de trabalhos em equipe, participação em grupos de estudos, envolvimento em projetos voluntários ou até mesmo via networking”, conclui.


Jimenes Comunicação
Patrícia Jimenes


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