Belezas de Alfredo Wagner/SC História Memória Notícias

Conheça a história de Alfredo Wagner mantida em segredo por mais de 100 anos

Você sabia que existe mais de 100 anos de história de Alfredo Wagner que é mantido em segredo, não apenas isso, mas um período de grande desenvolvimento para o município que foi escondido e tentou-se apagá-lo?

Você sabia que este período da nossa história nem mesmo entra na composição do Hino do Município, composto pelo afamado maestro José Acácio Santana?

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Como foi possível apagar da memória do povo esta linda história, deixando apenas rabiscos de difícil reconhecimento?

A Colônia Militar Santa Thereza foi fundada por ordem do Imperador Dom Pedro II em 1853. Em 1890 ela foi desmilitarizada e entregue à administração municipal, na época São José. Desmilitarizada passou a chamar-se Santa Tereza. Por volta de 1935 já era conhecida como Catuíra. Em 1953 completou e comemorou com grande festa o centenário de sua fundação.

Voltemos ao fim do Império.

Este período foi profundamente traumático para os brasileiros e mais especialmente para os catarinenses. Floriano Peixoto, tendo sido um dos cabeças da proclamação da República em 1889, ao assumir o governo do Brasil, como presidente mandou executar muita gente que não compartilhava os seus ideais republicanos.

O massacre de Anhatomirim onde 185 pessoas foram mortas por ordem de Floriano Peixoto deixou uma cicatriz no Estado.

Os monarquistas catarinenses passaram a silenciar tudo quanto tivesse a marca dos militares e, por seu lado, os republicanos passaram a silenciar tudo o que fosse obra do Império do Brasil.

Os moradores da Colônia Militar Santa Thereza sentiram na pele este ostracismo. Tentaram, por diversas vezes romper com o silêncio imposto, mas em vão.

Resistiram por muito tempo, mantendo seu brilho e sua atividade como ponto de passagem entre Lages e Florianópolis.

Em 2003, quando Catuíra completou 150 anos, o ex-prefeito Sérgio Biasi, falecido recentemente, organizou uma grande festa relembrando a data da fundação da Colônia Militar Santa Thereza. Na ocasião, o chefe do grupamento militar em suas palavras manifestou desconhecer a história da Colônia. Veja o vídeo abaixo.

A Alfredo Wagner em Revista – Jubileu de Diamante, 2ª edição, a ser lançada em Junho de 2021, irá publicar a história que ficou por dezenas de anos escondida, proibida de ser divulgada.

E você minha leitora, meu leitor, poderá conhecer toda a beleza e grandeza da Colônia Militar, Santa Tereza e Catuíra. Aguardem!