Belezas de Alfredo Wagner/SC Comportamento História Notícias

As 4 etapas da história de Alfredo Wagner – uma 5ª está em andamento, mas poucos percebem

A história de Alfredo Wagner se desenvolve em quatro etapas distintas, mas pouco definidas. Uma quinta etapa está se iniciando no momento, mas pouquíssimas pessoas a percebe.

A primeira etapa foi a instalação e desenvolvimento da Colônia Militar Santa Tereza. Ela serviu de pouso, proteção e guarida para tropas e tropeiros que se deslocavam de Desterro a Lages. Já desenvolvemos os aspectos históricos deste momento na segunda edição da Alfredo Wagner em Revista – Jubileu de Diamante 1961/2021.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Conheça e assista aos vídeos do Jornal Alfredo Wagner Online no Youtube!

A segunda etapa foi a comercialização de terras nos entornos da Colônia Militar pela Companhia Colonizadora e Indústria de Santa Catarina. A venda destas terras favoreceu a ocupação do atual território alfredense.

A primeira e a segunda etapas foram de ocupação das áreas que hoje fazem parte de Alfredo Wagner.

A terceira etapa foi a emancipação do município e a subsequente migração de jovens em busca de trabalho e estudo. Embora emancipado, Alfredo Wagner parou no tempo, apenas curtindo sua condição de passagem e recordando com nostalgia os tempos dos tropeiros. Florianópolis foi o destino dos jovens em busca de trabalho, mas cidades no entorno da BR-282 foram as preferidas pois facilitava a volta periódica para casa.

A quarta etapa começou já nos anos 2000 quando a tecnologia celular começou a mudar o comportamento alfredense. A internet via banda larga e as novas tecnologias de mensageiros tipo whatsapp, provocaram uma abertura no comportamento saudosista dos moradores de Alfredo Wagner.

Como falei, uma quinta etapa está em andamento: a migração está retornando ao município, trazendo novos habitantes e novos desafios, não apenas para a administração pública, mas também para a população que deve se adaptar ao convívio com novas formas de cultura e relacionamentos.

Como você reagirá à esta nova onda migratória que está começando? Assim como ocorreu na primeira e segunda etapas, ela favorecerá o crescimento do município, atraindo novos investimentos. O migrante desta etapa, em sua maioria, ainda prefere o anonimato e o retiro, mas poderá tornar-se ator ou autor de novas ações políticas, culturais, comportamentais que mudarão, mais uma vez a face da nossa história.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.