Mídias Sociais Segurança Pública Seus direitos

Meninos adolescentes estão sendo chantageados por golpistas

Os golpistas têm um esquema para cada faixa etária, porque hoje todas as faixas etárias se reúnem em algum lugar online, em busca de conexões, informações e muito mais.

Para os adolescentes do sexo masculino, esses “mais” geralmente são conexões com novas amigas online.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

E é isso que os golpistas estão explorando atualmente. De acordo com uma reportagem publicada no Wall Street Journal em novembro de 2023, adolescentes estão sendo alvo de um golpe que se transforma em chantagem, extorsão e, em casos extremos, leva ao suicídio.

As agências de aplicação da lei e as organizações focadas na segurança e proteção das crianças relatam um grande aumento destes ataques de “sextorsão online”. E, dizem eles, deu uma nova reviravolta.

Os pais precisam estar cientes do que as crianças estão fazendo.

No mundo de hoje, os pais não podem mais esperar que seus filhos estejam fazendo uma coisa certa online. Os pais precisam estar cientes dos numerosos perigos online para as crianças e decidir como desejam se envolver. (Leia em inglês nosso artigo sobre o que os pais podem fazer para ajudar seus filhos a permanecerem seguros.)

Anteriormente, os pedófilos se conectavam com crianças on-line e faziam com que enviassem uma foto sua nua. Quando a criança obedece, o predador pedia mais fotos (também mais reveladas) e ameaçava expor a criança caso não cooperasse.

“Envie-nos dinheiro, ou então.”

Agora, porém, os invasores estão menos preocupados com mais fotos do que em arrancar dinheiro de suas vítimas, geralmente de serviços como PayPal ou Venmo.

Eles dizem às suas vítimas que não se pagam, a foto nua que enviaram ao golpista será enviada para todos os seus contatos nas redes sociais.

É uma fraude que está operando e crescendo acentuadamente e rapidamente, de acordo com o Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas (NCMEC):

  • Em 2020, recebeu menos de uma dezena de denúncias desse tipo de golpe.
  • Em 2022, o número de denúncias explodiu para mais de 10.000 denúncias desses golpes direcionados a crianças.
  • No final de 2023, o NCMEC recebeu mais de 12.000 relatórios.

Outras pesquisas apoiam esses números, incluindo uma realizada pela controladora da empresa online, Snapchat. Eles perguntaram aos adolescentes e jovens se eles estavam familiarizados com esse golpe. Os resultados são reveladores.

Das 6.000 pessoas entrevistadas, 65% afirmaram o seguinte:

  • Eles falaram pessoalmente de alguém que foi alvo de tal golpe.
  • Os invasores obtiveram fotos nuas ou informações privadas secretas.
  • Os golpistas ameaçaram compartilhar fotos ou informações privadas com amigos ou familiares da vítima.

A maioria das vítimas, revelou a pesquisa, eram meninos adolescentes. 

As redes sociais estão no centro da questão.

Este tipo de crime não existia há algumas décadas. Com o aumento exponencial da Internet e das redes sociais, estes crimes fazem agora parte do cenário e representam uma séria ameaça para os adolescentes e um grande problema para os pais. (Veja nosso artigo sobre software de controle parental .)

Outro fator que faz esse golpe funcionar tão bem é o próprio grupo-alvo: os adolescentes. Eles não ajudam sua própria causa quando são atraídos por conteúdo sexual ou veem fotos sexuais.

De acordo com a diretora executiva do NCMEC, Lauren Coffren, os meninos são mais fáceis de atrair e capturar usando imagens sexuais do que as meninas. Ela explica o que acontece quando um garoto envia uma foto nua para um golpista.

De hormônios em fúria ou medo violento.

Passa do que parece ser uma exploração inocente para uma situação perigosa muito rapidamente, diz Coffren.

Assim que o adolescente envia sua foto, a mensagem que ele recebe de volta diz: “Vou arruinar sua vida se você não me pagar”. Você só pode imaginar o nível de medo que passa por aquele garoto

Infelizmente, diz Coffren, mais de uma dúzia de rapazes nos EUA cometeram suicídio por causa de uma fraude e ameaça como esta.

Snapchat, Instagram e outros aplicativos.

Os golpistas não seguem nenhuma regra, então eles se escondem em todos os aplicativos de mídia social e usam as plataformas para atacar crianças. Eles podem até criar contas com conteúdo adulto para atrair as vítimas.

É uma batalha perdida. Na verdade, o Instagram e a Meta, sua empresa controladora, foram acusados ​​de permitir o florescimento de conteúdo impróprio, apesar de estarem cientes do efeito sobre as crianças e dos perigos criados. No artigo citado do Wallstreet Journal, um porta-voz do Instagram disse que eles removem conteúdo e contas que não atendem às suas diretrizes de conteúdo.

No entanto, sabe-se que muitos aplicativos que as crianças usam (mesmo que mintam para abrir uma conta) são notórios por brechas, falhas e monitoramento deficiente, permitindo que as crianças sejam expostas a predadores, golpistas e conteúdo perigoso. WhatIsMyIPAddress.com abordou o tópico de aplicativos inadequados para crianças em um artigo.

Mais uma vez, não existe uma zona segura na Internet no que diz respeito a crianças pequenas.

É perigoso para os pais presumirem que existe uma Internet segura para as crianças.

Na verdade, está acontecendo exatamente o oposto. Está ficando pior.

Siga o Podcast Presa Fácil (em inglês)

Para obter mais conteúdo sobre como evitar golpes e permanecer seguro no mundo online e muito mais, acompanhe o podcast Easy Prey, apresentado por Chris Parker, CEO da WhatIsMyIPAddress.com.

Podcast de presa fácil

*WSJ. Diário pessoal/Família e tecnologia: Julie Jargon. 21 de novembro de 2023

Artigo original publicado em https://whatismyipaddress.com e traduzido por Mauro Demarchi