Educação Política Sociedade

Herneus de Nadal, Affonso Ghizzo, Vanessa Tobias e Marlon Reis são alguns dos confirmados do Academia Limpe

O Academia Limpe, programa de capacitação para candidatos a vereador e prefeito de Santa Catarina, lançado de forma inédita pelo deputado estadual Mário Motta (PSD), será realizado em várias etapas, incluindo aulas com especialistas em diversas áreas.

Entre os nomes confirmados estão o presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), Herneus de Nadal, o promotor de justiça da 35ª Promotoria de Justiça da Capital, Affonso Ghizzo Neto, a empresária e pioneira em processos de Life Coaching em grupo no Brasil, Vanessa Tobias, e um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, o jurista, advogado e ex-magistrado, Marlon Reis. Também estão confirmadas as participações do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado Mauro de Nadal (MDB), e do comentarista do Roda Viva e professor da Universidade Makenzie-SP, Cristian Lobauer.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Os profissionais convidados abordarão temas diversos como panorama político partidário, importância das eleições municipais para o quadro nacional, improbidade administrativa, considerações sobre os principais apontamentos formulados pela Corte de Contas no âmbito da administração pública municipal, aspectos sobre fiscalização, o que pode e o que não pode na comunicação durante a campanha eleitoral, noções de Direito Financeiro e Finanças Públicas, entre outros.

Além das aulas, o processo seletivo, que foi formulado por especialistas em políticas públicas, fiscalização e campanhas políticas, tem ainda as seguintes etapas: análise de currículo, prova de conhecimentos gerais e específicos, redação e apresentação de trabalho final. Após estas fases, a comissão de avaliadores irá analisar o histórico dos candidatos dentro da Academia Limpe e fará uma seleção para as finais democráticas.

Se houver mais de um selecionado na mesma cidade, cada candidato deverá realizar uma gincana social para o levantamento de mantimentos para entidades cadastradas. A ação valerá 3% (três por cento) de bonificação para o vencedor da prova. Por fim, será feita votação popular por meio do site do programa.

Podem participar do processo seletivo candidatos com 18 anos completos até o fim do ano eleitoral, nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, ficha limpa e sem antecedentes criminais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.academialimpe.com.br.

Por que Academia Limpe?

O nome Academia LIMPE nasceu dos cinco princípios que regem a administração pública e, portanto, norteiam o mandato do parlamentar e agora serão os pilares da qualificação oferecida aos candidatos:

· Legalidade: ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei;

· Impessoalidade: a supremacia do interesse público sobre o particular e a imparcialidade. Veda a autopromoção;

· Moralidade: é a base ética, formada pela permissão legal e a finalidade dos atos e condutas do agente público;

· Publicidade: os atos devem ser públicos e abertos, por meio de divulgação oficial, sem que caracterize promoção pessoal;

· Eficiência: todos os atos devem ser conduzidos de forma mais eficiente e eficaz possível.

“Costumo dizer que a mudança passa pelo conhecimento. Desta forma, apresentamos mais uma vez uma iniciativa diferenciada, também norteada pelos princípios que regem nosso mandato, para contribuir com a capacitação dos candidatos a vereador e prefeito,, o que deve ser fundamental para a qualificação daqueles que irão representar os nossos catarinenses”, destaca o deputado Mário Motta.

Claudia Xavier
Assessora de Comunicação