Notícias Saúde

Alfredo Wagner entra na lista para Vacinação contra a dengue em SC

Vacinação será expandida para cidades da Grande Florianópolis

O Ministério da Saúde confirmou que novas cidades de Santa Catarina vão receber doses da vacina contra a dengue. Atualmente, 13 cidades do Norte do estado (veja quais) já oferecem o imunizante, que no primeiro mês de aplicação alcançou apenas 22% do público-alvo, que são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Dos 71.468 jovens de 10 a 14 anos poderiam ter sido imunizados, mas somente 16.158 receberam a vacina. Santa Catarina está em situação de emergência por causa da dengue. De acordo com a Dive, são 25.707 casos confirmados e 38 mortes causadas pela doença em 2024.

O novo grupo de municípios a receberem as doses são da Grande Florianópolis, divulgou o Ministério nesta quarta-feira (27). A região é composta por 22 cidades, porém o Governo Federal não divulgou se todas ou se apenas algumas serão contempladas.

Os municípios que integram a Grande Florianópolis são: Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Canelinha, Garopaba, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas.

A Vigilância em Saúde explicou que as doses não serão tiradas dos estados que já receberam a vacina. Os imunizantes serão remanejados pelos próprios estados dentro de uma lista de municípios. A pasta não sabe precisar quando as doses chegarão nessas novas cidades, já que isso depende da logística.

Na primeira etapa de distribuição de doses, o ministério determinou que fossem incluídas as cidades com mais de 100 mil habitantes e os munícipios vizinhos com casos de dengue tipo 2.

Em Santa Catarina, a escolhida foi Joinville, cidade mais populosa do estado e que atualmente concentra o maior número de casos e mortes.