Notícias

Do resgate à terapia: a importância dos cães inteligentes na sociedade

Especialista ressalta como animais treinados podem impactar positivamente em diferentes situações;

Conheça algumas das raças mais inteligentes

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Os cachorros sempre foram conhecidos como melhores amigos dos humanos, mas o potencial desses animais vai muito além disso. Cães inteligentes e bem treinados têm o poder de impactar positivamente a vida de seus responsáveis e promover um impacto social positivo, haja vista que podem desempenhar diversas funções, incluindo resgates de pessoas desaparecidas.

Com o seu notável olfato e instintos aguçados, eles têm sido parceiros valiosos nas operações de busca e resgate em todo o mundo. Seu treinamento especializado permite que localizem pessoas em áreas de difícil acesso, em condições adversas e até mesmo sob escombros.

Segundo Juliana de Abreu Pereira, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera Joinville, esses animais são capazes de aprender comandos complexos, sinais não verbais e se adaptar a uma ampla gama de situações. “Sua inteligência combinada com o treinamento adequado resulta em habilidades extraordinárias que podem ser aproveitadas para auxiliar em tarefas específicas. Além dos resgates, os cães podem auxiliar pessoas com deficiência visual, detectar substâncias ilícitas, e proporcionar apoio emocional em terapias assistidas por animais, entre muitas outras atividades”, destaca.

A médica veterinária explica ainda, que a terapia assistida por animais (TAA), por exemplo, tem se mostrado uma prática muito benéfica para pacientes com diversos transtornos emocionais e comportamentais, como TDAH, ansiedade, depressão, autismo, entre outros.

“Os animais atuam como co-terapeutas, fornecendo ajuda para aumentar a atenção e a motivação dos pacientes; e reduzir o estresse que a terapia pode frequentemente causar, especialmente para aqueles que têm que reviver episódios traumáticos ou dolorosos durante as sessões”, explica.

A coordenadora explica ainda, que a terapia com animais melhora as habilidades sociais e comunicativas, além de encorajar a iniciativa de se juntar a atividades de grupo, o que é especialmente importante para pacientes com síndrome de Down e idosos que vivem em asilos e casas de repouso.

Confira algumas das raças de cães mais inteligentes, segundo a especialista:

Poodle: Os Poodles são conhecidos por serem altamente inteligentes e fáceis de treinar. Eles são versáteis e excelentes em uma variedade de atividades, incluindo agilidade, obediência e trabalho de assistência;

Pastor Alemão: Esta raça é conhecida por sua inteligência, lealdade e habilidades de trabalho. Pastores Alemães são frequentemente usados em diversas funções, incluindo policiamento, busca e resgate, e como cães de serviço;

Golden Retriever: Os Golden Retrievers são inteligentes, amigáveis e obedientes. Eles são excelentes cães de família, além de serem habilidosos em atividades como caça, busca e resgate, e terapia assistida por animais;

Labrador Retriever: Labradores são conhecidos por sua inteligência, disposição gentil e natureza amigável. Eles são altamente treináveis e frequentemente usados como cães de serviço, cães de terapia e em diversas atividades esportivas caninas;

Doberman Pinscher: Dobermans são cães inteligentes, alertas e altamente leais. Eles são frequentemente usados em funções de trabalho, como cães policiais, de guarda e de busca e resgate;

Border Terrier: Apesar de seu tamanho pequeno, os Border Terriers são cães inteligentes e corajosos. Eles são altamente adaptáveis e se dão bem em diversas atividades, incluindo caça e esportes caninos.

Sobre a Anhanguera      

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores.     

Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.     

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.     

Acesse o site e o blog para mais informações: Medicina Veterinária da Anhanguera Joinville     

Deiwerson Damasceno


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.