O secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, apresenta os principais temas abordados neste sábado, 4º dia da 61ª Assembleia Geral da CNBB. O dia iniciou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissao Episcopal Bíblico-Catequética da CNBB, dom Leomar Antonio Brustolin, na qual 19 catequistas, representando os regionais da CNBB, receberam o Ministério de Catequista.
A catequista da diocese de Umuarama (PR), Maria Lúcia Pagliari Maciel, foi a representante da Igreja no Paraná. Para ela “a instituição recebida representa o coroamento dessa caminhada de evangelização que realizamos através do serviço à Catequese, levando as pessoas ao mergulho no grande mistério do encontro e do conhecimento de Jesus Cristo”.
Outros temas abordados ao longo do dia foram: o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), a proposta das cartas ao Papa Francisco, ao Dicastério dos Bispos e ao povo de brasileiro; os textos litúrgicos, o Sínodo dos Bispos, a Doutrina da Fé, a juventude e a dimensão missionária na Igreja no Brasil.
Outro destaque foi a atualização do Código de Direito Canônico. O bispo de Foz do Iguaçu (PR), dom Sergio de Deus Borges, fez parte da equipe que trabalhou na atualização do documento e, no vídeo a seguir, comentou sobre a relevância desse trabalho para a Igreja.
Dom Sergio afirmou que o Código de Direito Canonico ajuda a todos que querem viver o caminho do amor. “O Papa Paulo VI dizia que a norma na Igreja, a lei, o Código de Direito Canônico, vem proteger aqueles que querem viver o amor. Nós estamos na Igreja para viver um caminho de santidade, um caminho de amor. O Código evita arbitrariedades e auxilia todos que querem viver no amor. Ele também ajuda todos que querem viver o caminho de sinodalidade, como o Papa Francisco está nos indicando”, disse dom Sergio.
Confira a entrevista completa:
Karina de Carvalho – Jornalista da CNBB Sul 2
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.