Os professores de Teatro Túlio Fernandes Silveira e Júlia Fernandes Lacerda, Doutorando e Doutora em Artes Cênicas pelo PPGAC/UDESC, através do projeto Sala de Aula como Dramaturgia – uma experimentação artística em teatro selecionado pelo Edital da Lei Paulo Gustavo D + SC/2023, realizaram duas oficinas práticas com crianças e jovens da Educação Básica de Alfredo Wagner e Canelinha, em Santa Catarina.
A proposta de experimentação artística do projeto foi realizada com foco na sala de aula como propulsão para a criação de uma dramaturgia para a cena. Os dois professores-artistas que atuam na Educação Básica, Túlio e Júlia, dividiram a sala de ensaio experimentando possibilidades de construção de uma dramaturgia a partir de experiências pessoais, narrativas reais e ficcionais neste lugar-escola. Suas trajetórias como docentes e pesquisas na pós-graduação dentro da área de Pedagogia das Artes Cênicas, desenvolvidas no CEART/UDESC, serviram também como impulso para a criação cênica, combinando teorias com a prática teatral.
Com o intuito de ampliar o acesso a esta experimentação artística, prevendo a inserção e capilaridade, a proposta realizou como Contrapartida Social duas oficinas teatrais em escolas de dois municípios com IDH baixo (Canelinha/SC e Alfredo Wagner/SC). A oficina teatral na cidade de Canelinha/SC aconteceu na Escola Maria de Lourdes e atendeu 50 crianças dos Quartos e Quintos Anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Já a oficina teatral na cidade de Alfredo Wagner/SC foi realizada na escola EEB Silva Jardim e contou com a participação de 29 jovens no Sétimo Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.
As oficinas aconteceram a partir de uma perspectiva prática, trabalhando com jogos e exercícios teatrais que foram realizados pelos atores-dramaturgistas em sala de ensaio, bem como provocações e estímulos sobre a própria sala de aula com foco na experimentação de criação dramatúrgica. O objetivo destas oficinas foi promover um contato sensível dos participantes com o fazer teatral, artístico, além da escrita dramatúrgica e da utilização da palavra de modo criativo, propondo um olhar para a própria escola sob um viés poético.
A proposta artística agora segue na etapa de produção e montagem teatral de uma peça com temática escolar, cuja peça resultante será apresentada em escolas de Santa Catarina durante o segundo semestre de 2024. Acompanhe a agenda do projeto e demais informações sobre o projeto na página da plataforma Instagram: @ensaios.com.escola.
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