Economia Negócios Notícias

Grupo Pereira está entre os 20 maiores varejistas do Brasil e é líder em Santa Catarina 

Companhia, que comanda redes como o Fort Atacadista, alcança a 16ª posição no ranking das 300 maiores empresas do varejo brasileiro.

O Grupo Pereira, dono da rede de atacarejo Fort Atacadista e de outras bandeiras, como os Supermercados Comper e a Farmácia SempreFort, alcançou um marco significativo ao figurar entre os 20 maiores varejistas do Brasil e liderar entre as empresas de Santa Catarina, segundo o ranking recém-divulgado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Cielo.

Com mais de 120 unidades distribuídas em seis estados (SC, RS, MT, MS, GO, SP) e no Distrito Federal, sendo 48 unidades de negócio apenas em Santa Catarina, estado em que o Grupo Pereira iniciou suas atividades no início da década de 60, a companhia conquistou a inédita 16ª posição no ranking geral. A lista inclui varejistas de diversos setores, como grandes redes de farmácias, supermercadistas, lojas de conveniência e lojas de departamento. 

“Essa conquista é fruto do trabalho árduo de toda a equipe. Estar entre as maiores empresas varejistas do Brasil e ser a mais bem posicionada no estado onde tudo começou é motivo de grande orgulho e sem dúvida nos incentiva a continuar inovando e expandindo, sempre com foco nas necessidades dos nossos consumidores”, destaca Lucas Pereira, Diretor do Fort Atacadista. 

Setor aquecido

De acordo com o ranking, os supermercados são o segmento mais importante do varejo brasileiro. Entre as 300 maiores empresas do setor no país, 157 fazem parte do setor supermercadista, que juntas faturaram R$ 596,7 bilhões em 2023. 

“Em uma década de cobertura e análise do varejo, o Ranking é uma clara demonstração da resiliência do setor. Em meio a fusões, aquisições e transformações, o setor vem evoluindo, amadurecendo e ganhando musculatura – sempre crescendo acima do PIB nacional e se mostrando cada vez mais relevante na sociedade”, pontua Eduardo Terra, Presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. 

No ranking recém-divulgado pela SBVC, o Grupo Pereira conquistou a 16ª posição em função do crescimento de cerca de 18% no seu faturamento de 2022 para 2023, superando, no último ano, a marca de R$ 13 bilhões.

Pioneirismo no atacarejo em SC

O Grupo Pereira foi pioneiro ao lançar o modelo de atacarejo em Santa Catarina com a bandeira Fort Atacadista, na década de 90. “Desde a primeira inauguração do Fort, em Joinville, em 1999, viemos transformando o mercado em Santa Catarina, apostando firmemente no crescimento contínuo do atacarejo, na evolução e melhoria deste modelo”, destaca Lucas Pereira. 

“Estamos em constante movimento, sempre buscando inovações, aprimorando o nosso negócio com novidades como o Açougue Carne Fresca e a Padaria Fort, oferecendo produtos de alta qualidade, marcas exclusivas e importadas, mas sempre mantendo a nossa essência, que é operar com baixos custos para oferecer ao consumidor os preços mais competitivos. O Fort Atacadista é a fortaleza do preço baixo das famílias. Esse é o compromisso que nos trouxe até aqui e seguirá nos guiando”, ressalta Pereira.

Sobre o Grupo Pereira

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completou 62 anos de história em 2024. Atualmente, conta com mais de 19 mil colaboradores nos estados em que está presente, devendo alcançar o número de 20 mil colaboradores ainda este ano. 

O Grupo Pereira tem 121 unidades de negócio, incluindo 31 lojas da rede de supermercados Comper, 58 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 21 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker – distribuidor oficial da Nestlé –, 5 agências de viagens e 2 postos de combustível. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1 milhão cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.


“Desde a primeira inauguração do Fort, em Joinville, em 1999, viemos transformando o mercado em Santa Catarina, apostando firmemente no crescimento contínuo do atacarejo, na evolução e melhoria deste modelo”, destaca Lucas Pereira (Foto: Paulo Guimarães)

Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.