🔥 1 min 29 s lidos
⏱️ média: 1 min 29 s
Com as previsões meteorológicas indicando a proximidade do fenômeno El Niño, a Administração Municipal de Alfredo Wagner intensificou as ações de monitoramento, manutenção e prevenção. Em boletim informativo semanal transmitido pela Rádio Sintonia FM, o prefeito Gilmar Sani detalhou os investimentos estruturais e as obras em andamento para mitigar os impactos de possíveis instabilidades climáticas na região.
A principal novidade é a chegada de um novo veículo para a Defesa Civil municipal, acompanhado de recursos para a aquisição de equipamentos de apoio. Segundo o prefeito, o automóvel passa a integrar a estrutura local com o objetivo de agilizar o monitoramento e a resposta rápida a ocorrências. Dando sequência a essa articulação, Gilmar Sani e o vice-prefeito Fábio Dorigon estiveram em Florianópolis ontem (22) para alinhar as demandas da Defesa Civil e avaliar as condições do tempo com órgãos estaduais.
Obras de drenagem e substituição de bueiros
Antecipando-se aos períodos de chuva forte, a prefeitura mantém atenção redobrada sobre os pontos críticos do município. Entre as medidas preventivas em execução, destacam-se as melhorias em pontes, bueiros e redes de drenagem.
A administração está realizando a substituição programada de bueiros menores por estruturas de maior vazão, uma engenharia essencial para reduzir o risco de alagamentos e enxurradas que costumam causar transtornos na cidade e no interior.
Manutenção de estradas e renovação da frota
No interior, o cronograma de manutenção das estradas segue em ritmo acelerado, embora o andamento dos serviços nesta semana dependa das condições do tempo. De acordo com o Executivo:
- Estrada do Queimado: A expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos ainda nesta semana.
- Saltinho e Limeira: Os serviços de melhoria já foram finalizados.
- Patrolamento: Novas frentes de trabalho iniciaram o patrolamento em pontos críticos.
Para garantir a continuidade e a eficiência desses serviços sem onerar os cofres públicos com manutenção mecânica, o Executivo está encaminhando à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei para a compra de uma escavadeira nova e duas caçambas. A intenção é leiloar maquinários antigos que geram despesas frequentes em oficinas e investir na renovação da frota.
Saúde: Posto da Limeira avança na etapa de alvenaria
Além das ações de infraestrutura, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Fábio Dorigon, trouxe atualizações sobre a pasta. As obras do novo posto de saúde da localidade de Limeira seguem avançando e encontram-se na etapa de alvenaria. Quando concluída, a unidade ampliará significativamente o atendimento aos moradores da parte baixa de Alfredo Wagner.
Dorigon também destacou o retorno positivo da comunidade local, apontando que os serviços prestados tanto no hospital quanto nos postos de saúde da família têm recebido avaliações muito favoráveis por parte dos usuários.
Fique informado, tenha acesso a mais de 15 colunistas e reportagens exclusivas sobre Alfredo Wagner e região! Acesse Canal no Whatsapp do Jornal Alfredo Wagner Online aqui! Jornal Alfredo Wagner Online aqui!