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Vem aí a 25ª Bienal do Livro de São Paulo

25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo traz espaço inédito com programação dedicada às tendências do mercado editorial

 Papo de Mercado apresenta rumos e aponta perspectivas e oportunidades na área para profissionais do setor e interessados neste segmento

Nem só de público ávido por leitura se faz uma Bienal do Livro. Dela também participam profissionais que pensam o setor, escrevem, vendem e estimulam a leitura no país. Ampliando a visibilidade e as atrações para este público “interno”, trazendo-os para o centro do debate acerca o movimento atual deste mercado, a CBL (Câmara Brasileira do Livro) apresenta uma novidade nesta edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo: o espaço Papo de Mercado.

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Entre os dias 3 a 12 de agosto, no Anhembi, profissionais da área e demais interessados poderão compreender o cenário atual e refletir sobre os caminhos de um segmento tão importante para o fomento da educação e da cultura que vem assistindo a muitas mudanças. Em 2017 produziu 393,3 milhões de exemplares, vendeu 355 milhões e faturou R$ 5,17 bilhões, segundo a última pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro.  Já no varejo, contou com um crescimento real de 3,2% em 2017, com tendência de recuperação em 2018, segundo a Bookscan.

“Queremos dar voz às reflexões do mundo do livro e valorizar discussões importantes do nosso setor, que vive momentos de reinvenção, com grandes oportunidades”, afirma Vera Esaú, Gerente de Relações Institucionais da CBL e curadora do espaço.

Na programação estão contemplados grandes tendências do segmento como a autopublicação, a importância do ilustrador para os livros infantis, o estímulo à leitura infantil e juvenil, além do papel das bibliotecas como propulsoras da formação leitora. Assuntos atuais como os programas do Plano Nacional do Livro e da Leitura também estarão presentes. A CBL lançará ainda o primeiro Guia para Livrarias Independentes – outra tendência do mercado. Voltado aos empreendedores interessados em abrir seu negócio longe dos grandes centros, o material será distribuído gratuitamente para os participantes dos debates, terá a versão digital que ficará disponível no site da CBL, da Associação Nacional de Livrarias (ANL), nos demais canais do mercado editorial, além das plataformas de empreendedorismo.

Entre os debates e mesas em destaque – que vão aguçar a curiosidade de um público especializado e para quem quer conhecer melhor o setor – estão: Sucessos e Desafios nos Planos Nacionais de Leitura na América Latina, com a participação de Renata Costa, secretaria-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura do MinC,  Marianne Ponsford, diretora do CERLALC (Centro Regional  para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe), Marina Nuñez Bespalova, diretora de Publicações da Secretaria de Cultura do México e Karla Eliessetch Foncillas, coordenadora do Plano Nacional de Leitura do Chile; O que é e como trabalha o Agente Literário, com Lucia Riff, uma das pioneiras do setor, Alessandra Pires (O Agente Literário),  Alessandra Ruiz (Authoria Studio) e Ana Maria Santeiro (AMS Agência Literária); Autopublicação, com Ricardo Garrido, da Amazon Brasil, Sandra Espilotro, da e-galáxia, Daniel Pinsky da editora Labrador e Henrique Farinha da editora Évora; e O Livro para a Infância Hoje, com Silvana Salerno, do Estúdio Sabiá, e Julia Schwarcz, editora de literatura infantil da Companhia das Letras. Já para discutir também a relação do Brasil com o mercado internacional, possibilidade de intercâmbio de conhecimento e negócios, o espaço traz ainda a mesa redonda Como Negociar Direitos Autorais com o Mundo Árabe, com participação de Rawan Dabbas, Diretora de Relações Internacionais da Emirates Publishers Association de Sharjah – país convidado de honra desta Bienal.

Confira aqui a programação completa.


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