Cultura notícia Tecnologia

Esta linda mulher criou o primeiro programa de computador… em 1843

Livro com primeiro programa de computador da história é vendido por R$ 465 mil

Um manuscrito assinado por Ada Lovelace, considerada a primeira programadora do mundo, foi leiloado no Reino Unido nesta semana por 95 mil libras, equivalente a 465 mil reais, segundo o The Guardian. Publicado em 1843, o livro é uma tradução feita por Lovelace de um artigo sobre os planos de Charles Babbage para criar uma máquina computacional. As páginas contêm, além do texto, diversas anotações e explicações escritas pela pioneira – incluindo um algoritmo considerado por muitos o primeiro programa de computador da história.

O matemático inglês Babbage é conhecido como o inventor da Máquina Analítica, precursora dos computadores modernos. A história diz que ele e Lovelace trocaram correspondências durante o desenvolvimento do projeto, e o programa escrito por ela poderia, em tese, ser usado no equipamento para calcular os chamados números de Bernoulli. A Máquina Analítica nunca chegou a ser construída, mas o algoritmo ficou registrado entre as anotações do livro, identificado pelo longo nome “Sketch of the Analytical Engine Invented by Charles Babbage”.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Diagrama do algoritmo nas páginas de um dos exemplares do livro (Foto: Sophia Rare Books)

Ada Lovelace nasceu em 1815 e é filha do poeta romântico Lord Byron. Sua importância para a computação é hoje inegável, mas “até recentemente, sua história como grande matemática era pouco conhecida”, conforme explicou a autora Kate Pankhurst ao The Guardian. “Por isso é empolgante ver o trabalho dela chamando tanta atenção.”

O livro leiloado traz a inscrição “Lady Lovelace” na primeira página e ainda contém algumas anotações atribuídas a William King, possivelmente o dono original do item. A obra foi arrematada por um comprador anônimo.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading