Análise Política notícia Política

“Prefeitos pressionam Câmaras Municipais” denuncia Senador

A votação para a Presidência do Senado Federal para os anos 2019/2020, foi motivo de destaque na imprensa devido a alteração do regimento interno de voto secreto para votação aberta, onde o eleitor poderá conferir como votou seu candidato.

Não vamos entrar na questão, já publica e amplamente noticiada, do número de votos, ou da desistência de um dos candidatos.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Vamos repercutir e comentar uma declaração, durante debate sobre a mudança da votação para a Presidência.

O Senado Federal inicia as suas atividades em 2019 com renovação.

Das 54 vagas que estavam em disputa, 46 serão ocupadas por novos nomes. Dos 32 que tentaram a reeleição, apenas oito foram eleitos – uma renovação de 85%. Em 2010, quando dois terços das vagas do Senado também estavam em jogo, a mudança foi de 68%.

Esse resultado vai provocar uma grande mudança de forças no plenário do Senado. Pequenos partidos passam a ter poder de decisão como nunca. Partidos tradicionais encolheram. Os cinco maiores partidos tinham 50 dos 81 senadores. Agora, somam 38. www.globo.com

Por Agência Senado, Attribution, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=76281891

Esta ampla renovação trouxe elementos novos ainda não habituados com o jogo político senatorial. O Voto aberto foi um dos primeiros movimentos para demonstrar que haverá mudanças.

Mudanças que não agradou a todos. Embora vencendo por maioria, 50 votos, o voto secreto foi defendido por alguns Senadores.

Um deles, Ciro Nogueira, presidente do PP e político da velha-guarda, Senador desde 2011, lembrou que o voto secreto protege a população e “também protege aquelas pessoas que são oprimidas nas votações.” Acrescentando:

Lembrem-se de que temos Prefeitos e Governadores que pressionam as Câmaras Municipais e as Assembleias Legislativas. Só queria fazer esse alerta ao Senado Federal. Senado Federal

O alerta, é na realidade uma denúncia feita por quem está completamente envolvido no processo político.

Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas têm sua autoridade anterior ao de Prefeitos e Governadores. Estes, recebem das Câmaras e Assembleias o poder para administrar e governar Município ou Estado.

A pressão sobre Vereadores e Deputados, não apenas no plano da suposição, mas real e declarada em Plenário, deve ser denunciada, investigada e punida para que o processo político não se transforme numa ditadura cujos entes de representação do povo, mandam sob força de pressão e não de autoridade.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.