notícia

Capital em Lages… Por quê não?

Volta a tona o debate da polêmica transferência da Capital do Estado para Lages.

A Ilha da Magia virou um verdadeiro terror para quem deseja ou precisa fazer algum trabalho por lá. Horas e horas em filas quilométricas que entopem as vias que deveriam favorecer a mobilidade urbana.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Lages, pelo contrário, localiza-se no coração do Estado e tem muita área para ampliar seu crescimento com viabilidade de criação de novos acessos, sem muito custo.

Cacau Menezes em sua coluna diária apresenta o idealizador da mudança da Capital:

O deputado estadual Marcius Machado (PR) quer que a nova Capital seja em Lages e enumera uma série de desvantagens da permanência em Florianópolis: a qualidade de vida dos florianopolitanos caiu muito, principalmente em função da falta de mobilidade urbana; é uma das cidades com o custo de vida mais alto do país; já se gastou muito com a recuperação da Ponte Hercílio Luz e muito mais ainda será gasto; as duas pontes que permitem a entrada e saída da Ilha consumirão milhões para a recuperação; Florianópolis foi construída para a defesa do Brasil contra os espanhóis, e não para ser a Capital.

A ideia da mudança da capital para outra cidade, também assustou os brasileiros quando foi proposta a criação de Brasília. Entretanto, não apenas foi uma mudança acertada, como favoreceu o crescimento do Brasil pelo interior.

A própria cidade de Lages já deveria estar se preparando e criando lobbys para influenciar na decisão. A Prefeitura lageana poderia estar oferecendo terrenos para a construção de prédios públicos, etc.

Santa Catarina é um Estado rico que deveria abandonar o pragmatismo arcaico e se voltar para o futuro com muito mais amor e entusiasmo.

O Canadá possui três capitais em cidades importantes. Santa Catarina também poderia ter! Por exemplo, poderia ser feito uma triangulação entre as cidades de Lages (capital administrativa) Joinville (para capital legislativa) e Florianópolis (capital judiciária). Ou Lages, Xanxerê e Joinville.

Florianópolis poderia ser a Capital do Turismo e centralizar as iniciativas para o seu desenvolvimento em todo o Estado.

O Poder Público costuma ser viciado em repetir sempre os mesmos erros e nunca buscar soluções que evitem ou resolvam falhas da visão antiquada.

Mudar a Capital para Lages? Por quê não?…