Metereologia notícia

Chuva causa estragos em pelo menos nove municípios de Santa Catarina

Duas comunidades em Irani estão isoladas por causa de rio que transbordou

Por Redação DC nsctotal@somosnsc.com.br
Em Irani, algumas casas ficaram alagadas
Em Irani, algumas casas ficaram alagadas
(Foto: Divulgação/Bombeiros Voluntários de Irani)

Pelo menos nove municípios de Santa Catarina registraram estragos causados pela chuva desta sexta-feira (30), de acordo com relatório divulgado pela Secretaria de Defesa Civil, às 17h. Conforme o levantamento, foram registrados problemas em cidades do norte e do oeste catarinense.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Em Irani, no Oeste, as comunidades de Vista Alegre e Casa Grande estão isoladas devido a uma inundação no Rio Jacutinga. Na cidade de Entre Rios, houve alagamentos em vários pontos do Centro da cidade. As aulas também foram suspensas por dois dias em uma escola, por risco de deslizamento.

Veja abaixo as principais ocorrências

Porto União

Cidade apresentou alagamentos no Bairro São Pedro. Equipes da Defesa Civil fazem o levantamento dos prejuízos.

Canoinhas

A queda de um muro obrigou uma família a deixar a residência por segurança. Ainda está sendo feito o levantamento dos estragos na cidade

Peritiba

Deslizamento causou a interdição parcial da SC-390, que corta a cidade. Equipes da prefeitura trabalham para liberar a rodovia.

Garuva

Houve queda de granizo na região da divisa com o Paraná, no começo da BR-376.

Irani

A inundação do Rio Jacutinga deixou as comunidades de Vista Alegre e Casa Grande isoladas.

Jardinópolis

Ruas do centro da cidade ficaram alagadas nesta sexta-feira. Equipes da Defesa Civil ainda fazem levantamento dos estragos.

Timbó

A chuva causou a queda de um muro na cidade. Defesa Civil ainda trabalha para fazer levantamento dos estragos.

Entre Rios

Houve alagamentos em várias ruas do centro da cidade e estragos em estradas rurais. Em uma escola, as aulas foram suspensas por dois dias, devido ao risco de queda de um muro.

Xanxerê

Duas quedas de barreiras interromperam o trânsito na SC-480. Equipes das prefeituras de Xanxerê e de Bom Jesus estão trabalhando nos locais para tentar liberar o tráfego.

Em Xanxerê, houve dois deslizamentos de terra que interromperam o trânsito na SC-408
Em Xanxerê, houve dois deslizamentos de terra que interromperam o trânsito na SC-408

(Foto: Divulgação/Defesa Civil)

Risco de alagamentos

Defesa Civil informa que pelo menos três rios já apontam estado de atenção para alagamentos. Um dos principais problemas registrados está em Rio Negrinho, onde o nível da foz do rio que dá nome à cidade já está em 2,61 metros e tem tendência de aumentar nas próximas horas.

Outro ponto que recebe monitoramento está na Estação Chapadão do Lageado, em Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis, pois o nível do rio já está com 2,06 metros e também tem tendência de subida.

O terceiro ponto de atenção fica em Rio do Sul, já que a estação da Defesa Civil no Rio Itajaí-Açu aponta acúmulo de 4,02 metros no rio.

Nas últimas 24 horas, a cidade que mais recebeu chuva, conforme a Defesa Civil, foi Porto União, no Planalto Norte. Segundo o relatório, o volume acumulado chegou a 115 milímetros. Na cidade de Seara, no Oeste, foram registrados 85 milímetros de chuva, enquanto Correia Pinto teve 81 milímetros.

Previsão do tempo

A previsão do tempo para as próximas horas é de mais chuva. Na sexta-feira (31), as condições do tempo devem se manter parecidas com as desta quinta-feira, no período da manhã, perdendo intensidade ao longo da tarde. No sábado (1º), o sol pode voltar a algumas regiões.