Que a violência nas escolas tem aumentado muito todos já sabemos, mas isso não pode ser visto de maneira simplista. Na verdade muitas escolas lançam mão de formas autoritárias de “manter a disciplina”; baseadas mais no que é proibido do que no investimento na formação de educadores capazes de praticar formas democráticas de convívio.
Pensando nisso a ONG, Moradia e Cidadania juntamente com a UNISUL da Pedra Branca, está oferecendo um curso de extensão em Educação Biocêntrica, com início em 02 de agosto deste ano a 13 de setembro de 2020. O curso será as sextas à noite e sábados o dia todo, num total de 163 horas de aulas presenciais e visa atingir educadores, sócio-educadores e gestores do 3° setor, líderes comunitários, enfim todos que lidam com o público de modo geral mais carente.
Segundo Célia Vicente, coordenadora do curso, a Educação Biocêntrica é uma metodologia que utiliza a dialógica de Paulo Freire, a complexidade de Edgar Morin e a vivência de Rolando Toro, o criador da Biodanza. “O resultado dessa prática em escolas tem demonstrado significativa redução da violência e evasão escolar, como vem acontecendo na escola municipal Faustina da Luz Patricio, de Tubarão, que já utiliza esse método desde 2012 “, completa. Confira: https://youtu.be/9-rpeF5ihZM
No Brasil, quem desenvolveu essa prática para ser utilizada nas escolas e em projetos sociais, foi a professora cearense Ruth Cavalcante, que estará na abertura do curso passando toda a sua experiência.
Os interessados devem se apressar porque as vagas são limitadas em 45 e já tem interessados de Porto Alegre, Canoas, Fortaleza, Brasília, Grande Florianópolis e várias cidades catarinenses. Segundo a ONG Moradia e Cidadania, o curso não tem fins lucrativos. Os valores da matricula R$ 50,00 e a mensalidade de R$ 180,00 são o suficiente para os custos básicos do curso.
SAIBA MAIS : Links com outras informações sobre o assunto: https://youtu.be/ybfgY9Pu7UB – https://youtu.be/t-3h26ZwA0Q https://youtu.be/BSN9vJAKLJK , Educação Biocêntrica e as organizações (Banco Nordeste) https://youtu.be/BSN9vJAKL
Mais informações e possíveis entrevistas :
Célia Vicente (48) 991-43.25.67
Vinícius Rosseto – (48) 998 – 66.93.31
Regina Tibúrcio – (48) 999-27.92.88
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.