Vereador Mirim na Câmara de Alfredo Wagner
Análise Política Legislativo Notícias

Algumas perguntas aos Vereadores

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Alfredo Wagner, realizada de forma virtual e não transmitida via Facebook como estava acontecendo anteriormente, trouxe um fato que reputo da mais alta importância e que pede mais esclarecimentos.

O Vereador Dr. Emílio Carlos Petris insistiu na prestação de contas por parte da Prefeitura Municipal do dinheiro enviado pelos Governos Federal e Estadual num montante de mais de 511 mil Reais.

A resposta enviada pela administração municipal e lida na sessão, dizia respeito a apenas 385 mil Reais, deixando em aberto o restante. “Havendo, como afirma o Vereador, uma divergência. Ou o Governo Federal está informando errado ou o Governo Municipal está informando errado“. Diante disso o Vereador Dr. Emílio, insistiu, cobrando transparência e a necessidade da prestação de contas, argumentando que uma das obrigações dos Vereadores é a fiscalização das contas públicas.

O Vereador Reginaldo Silveira até que tentou, com dificuldade, como lembrou o Vereador Dr. Emílio, tornar transparente o relatório enviado pela Prefeitura.

Em determinado momento, o Vereador Silvio Althoff, pede um aparte, e diz: “Pena Vereador Reginaldo, parece que esta pandemia virou novela, assunto de palco para muita gente.”

Os eleitores estranharam esta declaração e querem mais esclarecimentos!

O Jornal Alfredo Wagner Online quer fazer algumas perguntas aos Vereadores e que poderão ser respondidas pelo email do Jornal (contato@jornalaw.com.br):

  1. Vereador Sílvio, poderia ser mais explicito em sua gravíssima acusação? Quem está usando a pandemia como palco? Em que ocasião isso ocorreu?
  2. Vereador Sílvio, que já foi um paladino da fiscalização do Legislativo sobre as contas públicas durante as administrações anteriores, considera absurdas as cobranças de transparência realizadas pelos demais Vereadores ao atual Prefeito?
  3. Vereador Dr. Emílio, implicitamente o Sr. foi acusado pelo Vereador Silvio Althoff de usar a pandemia para aparecer, entretanto, o Sr. está observando o que diz o Estatuto da Câmara de Vereadores de Alfredo Wagner. O Sr. considera um desserviço à população a falta de transparência do Executivo? Por quê razão esconder onde foi gasto o dinheiro?

Assim que obtivermos as respostas publicaremos aqui no Jornal Alfredo Wagner Online.

Uma força tarefa composta por cidadãos catarinenses avaliou os portais dos 295 municípios do Estado sobre contratações emergenciais do Covid-19 quanto à regularidade da divulgação de informações com a Lei 13.979/2020 e quanto à completude do portal em relação às orientações expedidas pela Rede de Controle de SC na Nota Técnica 01/2020.

60% não cumprem com a lei que exige a transparência das informações, entre eles, está Alfredo Wagner, infelizmente! Apenas 16 municípios, 5%, cumprem a lei.

Já tratamos sobre este assunto em duas ocasiões que poderão ser acessadas aqui: Alfredo Wagner: falta transparência afirma relatório da Rede de Controle da Gestão Pública e aqui: Rede de Controle da Gestão Pública publica levantamento sobre transparência dos municípios catarinenses no combate à covid-19

Fotos da Sessão Ordinária virtual de 24 de Agosto de 2020.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.