Belezas de Alfredo Wagner/SC Educação História Memória Notícias

Revista do Jubileu na Hemeroteca Digital Catarinense

A Alfredo Wagner em Revista – Jubileu de Diamante 1961-2021, 1ª Edição, já está disponível para consulta online. A Hemeroteca Digital Catarinense recebeu a revista e já disponibilizou o link para compartilhamento.

A Hemeroteca Digital Catarinense tem por objetivo divulgar o acervo documental de publicações periódicas, em especial jornais editados e publicados em Santa Catarina a partir do século XIX. Promovendo assim o acesso a fontes documentais selecionadas, organizadas e estruturadas em formato digital (pdf).

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

A iniciativa é uma parceria entre o Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) / IDCH – Instituto de documentação e Investigação em Ciências Humanas da Universidade do Estado de Santa Catarina e a Biblioteca Pública de Santa Catarina – Fundação Catarinense de Cultura.

Projeto iniciado em agosto de 2013 como objetivo a divulgação do acervo de periódicos e outras publicações que compõem o acervo da Biblioteca Pública de Santa Catarina, mediante processos de digitalização, armazenamento e disponibilização pública num ambiente virtual. Os processos de digitalização e edição dos arquivos digitais são realizados nos seguintes locais :
a) Sede do IDCH – localizada à Rua Visconde de Ouro Preto, defronte à Praça Getulio Vargas. Neste local são convertidas as edições disponíveis em rolos de microfilme para o formato digital. Os arquivos digitais são editados, e após convertidos em formato PDF, são comprimidos e disponibilizados na página da Hemeroteca Digital Catarinense.

b) Sede da Biblioteca Pública de SC – localizada à Rua Tenente Silveira n 367. Na sala de digitalização situada no terceiro andar, são digitalizados os originais em suporte papel em diversos tamanhos (standard e tablóide), e convertidos para o suporte digital. Os arquivos são editados por meio do software LIMB com aplicação de diversos filtros, finalizando com a exportação de arquivos em PDF e TIFF. Depois de editados, são encaminhados para o IDCH para a devida compressão e inserção na página do projeto.

O volume de digitalização das edições realizadas entre agosto de 2013 a dezembro de 2016 totalizou 799 títulos, correspondendo 24.548 edições, gerando mais de 200.000 páginas disponibilizadas para consulta e transferência pública.

No decorrer do ano de 2016, foram digitalizados 26 títulos, entre jornais, revistas, livros e cartilhas, totalizando um volume de 9.488 edições. Ressalta-se, a prioridade que está sendo destinado aos periódicos A Republica (1889-1937), O Estado (1916-2009) e A Gazeta (1934-1987), coleções de grande importância no desenvolvimento da imprensa catarinense e de relevância histórica, e objetos de pesquisa e procura por estudantes de graduação e pós-graduação, professores, escritores, fotógrafos, pesquisadores sem vínculos acadêmicos ou institucionais, jornalistas e outros profissionais.

No primeiro volume dos Catálogo de Jornais Catarinenses (1831-2019), estão listados 1.907 jornais publicados em Santa Catarina nos Séculos XIX, XX e XXI, e que fazem parte do acervo da Biblioteca Pública do Estado. Neste catálogo cada título é apresentado em tabelas individuais, com informações sobre os jornais: o ano, a periodicidade, a localização, a digitalização, entre outras.

Alzemi Machado é o Coordenador Técnico da Hemeroteca Digital Catarinense – Encadernador, Bibliotecário e Mestre em Educação e Cultura pela UDESC; Trabalha na Biblioteca Pública de Santa Catarina desde 2012.