Notícias

Dia Nacional da Mamografia: entenda a importância do exame para diagnóstico precoce do câncer de mama

Quanto mais cedo é descoberto o câncer de mama, maiores são as chances de cura

O câncer de mama é o tipo que mais afeta as mulheres brasileiras. Um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca), mostrou que, em 2020, 49.692 casos de câncer de mama foram identificados. Já em 2021, até o mês de agosto,  mais de 108,8 mil pacientes passaram por tratamentos da doença.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

O Dia Nacional da Mamografia, considerado como dia 5 de fevereiro, tem o objetivo de sensibilizar mulheres sobre a importância de realizar a mamografia.

A mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X, o mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas nas mamas. O exame não evita o surgimento do tumor, mas é eficiente para detectar o câncer de mama ainda não-palpável clinicamente, com menos de 1cm, que apresenta um bom índice de recuperação, se tratado adequadamente.

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), as populações que contam com acesso à mamografia preventiva periódica, têm o número de mortes pelo câncer de mama diminuído de 15% a 45%.

Com isso, notamos a importância do diagnóstico precoce, que fornece ao paciente maior chance de cura e aumento da sobrevida, pois possibilita a intervenção antes do desenvolvimento do câncer ou em suas fases iniciais, quando o tratamento é mais efetivo.

Como aliados, as mulheres podem contar com alguns métodos de prevenção como:

  • Comer alimentos que contenham vitamina A e reduzir as gorduras;
  • Manter o peso corporal adequado e uma rotina de alimentação saudável;
  • Praticar atividades físicas;
  • Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Só tomar hormônios com acompanhamento médico;
  • Realizar o autoexame mensal, que ajuda na identificação de tumores maiores;
  • Pedir orientação médica, caso tenha ocorrência de câncer de mama na família;
  • Realizar testes genéticos, que identificam a predisposição genética ao câncer de mama, como o meuDNA Saúde, que identifica possíveis variantes que podem aumentar o risco ao desenvolvimento de doenças. Com ele, é possível pensar em formas de melhorar a saúde, antes mesmo de a doença se desenvolver.

É desejável que os cuidados com a saúde façam parte da rotina. Anualmente, as mulheres devem realizar a mamografia e sempre seguir as formas de prevenção e detecção precoce.

Sobre o meuDNA Saúde

Teste pioneiro no mercado brasileiro, lançado pelo meuDNA, o meuDNA Saúde é uma forma revolucionária de lidar com a doença antes mesmo de ela aparecer, gerando uma melhoria para a saúde, e que poderá identificar a predisposição aos cânceres de mama (feminino e masculino), ovário, próstata, colorretal, de pele melanoma e endométrio, além de doenças como triglicerídeos altos, colesterol alto e doença de Wilson. E agora, a partir de 26 de janeiro, a identificação também da diabetes monogênica.

Growth Comunicações

Larissa Zerbini


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.