Agricultura Agronegócios Economia Notícias

Agrishow 2022: Projeto Imagem promove a indústria brasileira de máquinas e equipamentos ao mercado internacional

Agrishow 2022: Projeto Imagem promove a indústria brasileira de máquinas e equipamentos ao mercado internacional

A Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow 2022, acontece em sua 27ª edição em Ribeirão Preto, São Paulo, entre os dias 25 e 29 de abril. O evento, o maior em tecnologia agrícola do Brasil e um dos três maiores do mundo, é reconhecido por lançar as principais tendências e inovações para o agronegócio. Em sua última edição, em 2019, reuniu quase 160 mil visitantes de todos os estados e mais de 90 países e recebeu mais de 800 marcas expositoras em 520 mil metros quadrados. Além disso, somou R$2,9 bilhões em negócios iniciados na feira.

Por ser a maior feira de máquinas agrícolas da América Latina, a Agrishow reúne as principais empresas do segmento, entre elas as maiores exportadoras, sendo a oportunidade ideal para conhecer a abrangência tecnológica das marcas brasileiras.

Vale destacar que em 2021, as exportações do Brasil de máquinas e equipamentos agrícolas apresentaram um crescimento de 41% em relação ao ano anterior, tendo atingido um volume de US$1,3 bilhão, maior patamar desde 2017. Com um crescimento de 108% no comparativo de 2021 em relação a 2020, o Paraguai foi o principal destino das exportações, somando US$266,6 milhões, seguido da Argentina que no período apresentou um volume de 161,2 milhões, e Estados Unidos que atingiu US$158,8 milhões.

Em seu primeiro ano presencial após a pandemia, a Agrishow 2022 reúne soluções inovadoras para todos os tipos de culturas e tamanhos de propriedades. Durante a feira, o público poderá participar da Agrishow Experience, onde ocorrem palestras dentro da plataforma “Agrishow Labs”, que promove uma jornada de conteúdo estratégico e ações presenciais.

Segundo a Diretora de Mercado Externo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Patrícia Gomes, este é um momento muito aguardado, sobretudo em decorrência da retomada dos eventos presenciais. “A Agrishow 2022 ganha ainda mais relevância para o setor por conta dos desafios que tivemos nos últimos dois anos. A visibilidade que o evento oferece aos participantes, tanto para expositores como para o público, é essencial para a retomada dos negócios e perspectivas de exportação de máquinas e equipamentos agrícolas”, explica.

PROJETO IMAGEM: FOMENTO À EXPORTAÇÃO COM FOCO EM ÁFRICA DO SUL, QUÊNIA E HOLANDA

Durante a Agrishow 2022 acontecerá o Projeto Imagem, cujo objetivo é promover e divulgar a indústria brasileira de máquinas e equipamentos ao mercado internacional, por meio da visita de formadores de opinião e especialistas, que vêm ao Brasil para conhecer mais sobre as oportunidades e o diferencial do setor de máquinas e equipamentos agrícola nacional. A ação é desenvolvida pelo Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com a ABIMAQ.

Neste ano, o Projeto Imagem recebe jornalistas da África do Sul, do Quênia e da Holanda. “Dentre os mercados foco do Projeto Imagem, a África do Sul teve destaque. As exportações para o mercado apresentaram aumento de 140% no comparativo de 2021 em relação ao ano anterior, somando US$37,1 milhões”, explica a Diretora de Mercado Externo da ABIMAQ. Os produtos mais comercializados para este destino foram: Pulverizadoras para agricultura ou horticultura (41,6%); Colheitadeiras combinadas com debulhadoras (15,4%); e Tratores com potência de motor entre 37KW e 75KW (5,1%). Além disso, as exportações brasileiras do segmento de máquinas e equipamentos agrícolas com destino ao mercado sul-africano apresentam um fluxo constante, tendo atingido em 2021 o maior volume da série histórica dos últimos 5 anos. “Se tratando da África do Sul, o objetivo do Projeto Imagem é apoiar a consolidação da imagem do Brasil enquanto fornecedor de máquinas e equipamentos agrícolas de alta tecnologia”, conclui. 

No que diz respeito ao Quênia, as exportações cresceram 15%, totalizando um volume de US$2,4 milhões no ano de 2021. Mais de 50% do valor exportado para o destino está concentrado na cesta de produtos em destaque: Tratores com potência entre 75KW e 130KW (23,9%); Arados e Charruas (17%); e Semeadores-adubadores de plantio direto (14,7%).

Já na relação comercial com a Holanda, o crescimento de 90% mensurado em 2021 se traduziu no maior volume exportado nos últimos cinco anos: cerca de US$970 mil, com destaque para produtos classificados como Máquinas e Aparelhos para avicultura (30,6%); Partes de máquinas de uso agrícola, hortícola ou florestal, para preparação ou trabalho do solo (25,3%); e Máquinas e aparelhos para debulha (23,5%).

Quênia e Holanda são destinos-chave para propagarmos a imagem do Brasil como referência no fornecimento de máquinas e equipamentos agrícolas. Diante dos respectivos crescimentos observados em 2021, cremos que as exportações brasileiras para ambos os mercados têm potencial para subir de patamar” conclui Patrícia.

Sobre o Programa Brazil Machinery Solutions – Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions (BMS) visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitividade. O Programa BMS possui atualmente cerca de 400 membros, entre indústrias de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Em 2018, as empresas associadas ao Programa BMS registraram exportações para 159 países. Para associar-se ao Programa e para mais informações, acesse: www.brazilmachinery.com

Sobre a ABIMAQ – A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br.

Sobre a ApexBrasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Mais informações www.apexbrasil.com.br.


Mclair Comunicação Integrada
Lucio Agberto
Assessor de Comunicação


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.