Notícias Turismo

Fortalecimento do Turismo Religioso é pauta de agenda do ministro

Tema foi tratado durante reunião do ministro Carlos Brito com prefeito de Ituporanga, Gervásio José Maciel

Desenvolver o potencial do Santuário Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, em Ituporanga (SC), de modo a fortalecer o segmento de Turismo Religioso no Brasil. Este foi o tema de um encontro realizado na manhã desta quinta-feira (10.11), entre o ministro do Turismo, Carlos Brito, e o prefeito em exercício da cidade, Gervásio José Maciel.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Estiveram presentes no encontro, ainda, o deputado federal Darci de Matos e a prefeita de Rancho Queimado (SC), Cleci Veronezi, que convidou o ministro para a inauguração, no município, do Centro de Eventos Morangão, marcada para 24 de novembro. A prefeita estava acompanhada dos vereadores Tiago Schütz e Maria Aparecida de Melo Abreu.

Além do Santuário, os visitantes podem conhecer no local, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, a Igreja Matriz Santo Estevão, o Seminário São Francisco de Assis, entre outros. Inaugurado em junho deste ano, o complexo religioso conta com toda a infraestrutura necessária para receber um grande público, bem como um amplo estacionamento e praça de alimentação.

O Brasil tem um grande potencial para desenvolver o turismo religioso e nós, do Ministério do Turismo, temos trabalhado para melhorar a infraestrutura turística desses destinos e promovê-los tanto no mercado nacional como internacional, impulsionando este segmento”, afirmou o ministro do Turismo, Carlos Brito.

O Turismo Religioso é um segmento com forte potencial para se desenvolver no país, além de destinos religiosos conhecidos como Juazeiro do Norte (CE), os eventos religiosos são grandes indutores de fluxo turístico. Dos 1.162 eventos cadastrados no Calendário Nacional de Eventos, ferramenta criada para divulgar eventos com potencial turístico, 174 são do segmento de Turismo Religioso.

BOLETIM – O Ministério do Turismo dispõe de um boletim com informações sobre o turismo religioso no país. O documento possui informações qualificadas e detalhadas sobre o segmento, além do mapeamento no Brasil, com informações por Unidade da Federação sobre os principais destinos brasileiros, seus atrativos, principais eventos a cada mês do ano, assim como as religiões relacionadas a essas práticas e espaços sagrados. Veja aqui:


Radar do Turismo – Ano I – Nº 1 Fevereiro/2022

Radar do Turismo – Ano I – Nº 2 Março/2022

Radar do Turismo – Ano I – Nº 3 Abril/2022

Radar do Turismo – Ano I – Nº 4 Maio/2022

Radar do Turismo – Ano I – Nº 5 Junho/2022

Radar do Turismo – Ano I – Nº 6 Julho/2022

Radar do Turismo – Ano I – Nº 7 Agosto/2022

Radar do Turismo – Ano I – Nº 8 Setembro/2022

Radar do Turismo – Ano I – Nº 9 Outubro/2022

Lívia Nascimento

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo