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Eles largaram tudo e saíram pelo mundo. Entenda o sucesso dos viajantes sobre rodas no YouTube

Bruno Telloli

Carro atolado, pontes inseguras, animais silvestres por perto, perigos nas rodovias. Para muita gente, sair do conforto do lar e pegar estrada para conhecer novos lugares pode parecer uma cilada. Alguns viajantes, no entanto, consideram tudo isso sinônimo de plenitude — e algo que se tornou mais possível com a adoção do trabalho remoto.

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Uma pesquisa realizada com contratados de empresas tradicionais e nativas digitais revelou que 27% deles trabalhavam de forma remota em 2021.1 Desde 2020, quando a pandemia de COVID-19 começou, as buscas globais pelo termo “van life”, referência ao estilo de vida dos viajantes sobre rodas, subiram consideravelmente, com crescimento ainda maior em 2021, quando a vacinação já havia começado em diversos países. Ou seja, está cada vez mais possível trabalhar de casa, e isso também é verdade quando a casa é móvel.

No YouTube, esses viajantes ganham a vida mostrando as paisagens paradisíacas que têm como quintal, mas também as aventuras e os perrengues de uma vida sobre rodas. Acompanhe as histórias de três canais que vivenciam o estilo de vida nômade e entenda por que formas alternativas de viver são uma tendência na plataforma.

Desbravando o mundo em uma kombi

O casal catarinense Vanessa Monnier e Otaviano Marques vivia uma vida convencional em Joinville. Ambos trabalhavam em escritórios, tinham boas carreiras, mas não estavam muito felizes. Ao folhear um livro sobre as viagens de um outro casal pelo mundo, a ideia tomou conta deles e, em 2016, largaram tudo e começaram oficialmente a maior aventura de suas vidas. Sem nenhuma experiência, resolveram dar uma volta ao mundo a bordo de uma kombi branca ano 2004, sem banheiro, mas com quarto e cozinha, apelidada de Maria Eugênia. De lá para cá, já foram mais de 17 países, do Ushuaia, cidade argentina no extremo sul da América do Sul, até o Alaska.

Cada aventura é documentada no canal deles, o Vivendo Mundo Afora, e assistida pelos olhos atentos dos seguidores do casal, que já passam de um milhão. A jornada tem uma pegada mais raiz, eles não ficam em hotel, procuram tomar banho de graça, cozinham e dormem na kombi — além de, claro, passarem muito perrengues, como quando foram barrados na fronteira com os Estados Unidos. Somente de janeiro de 2021 para cá, o canal já computa mais de 56 milhões de visualizações.2 Eles se mantêm por meio de patrocínio e apoio financeiro dos seguidores, e agora estão preparando um novo veículo, um motorhome 4×4 para desbravar a África, a Europa, a Ásia e a Oceania. A viagem deles não tem data para terminar; aliás, a impressão é de que eles estão apenas começando.

Na estrada com a mais nova viajante do Brasil

Eles também começaram tudo em uma kombi, mas agora já estão trabalhando na adaptação de um micro-ônibus. Isso porque, durante os mais de três anos em que Beatriz Gonçalves e Lucas Teixeira estão na estrada, muita coisa aconteceu. A mais importante de todas se chama Lavínia, filha do casal, de um aninho.

Com a ideia de conhecer todos os estados do Brasil, esses mineiros venderam tudo o que tinham em 2019, abandonaram o estilo de vida tradicional e caíram no mundão. Um dos diferenciais do canal é mostrar que se pode viajar gastando pouco, ao contrário do que algumas pessoas supõem. O casal também dá dicas de adaptação e manutenção de motorhomes a partir da própria experiência. O canal tem 431 milhões de seguidores e, neste ano, já teve crescimento de mais de 58 milhões de views.3

Sozinha no Nordeste, mas nem tanto

Mulheres que viajam sozinhas sabem que precisam estar bem atentas. Mesmo ciente dos perigos da estrada, a paulistana Laine Gomes resolveu enfrentá-la sozinha e percorrer diversos estados do Nordeste — e, desde então, tem conhecido lugares incríveis. Mas ela não está desacompanhada. Em seu canal, o Eu no Nordeste, ela preenche o tempo de viagem conversando com seus seguidores, enquanto passa por diferentes biomas.

As paisagens vão mudando e eles acompanham tudo, seja o tormento dos buracos e caminhos desertos, seja finalmente a chegada a destinos paradisíacos, como os cânions do rio São Francisco. E o canal vem crescendo: de janeiro de 2021 a setembro deste ano, já computa mais de 18 milhões de visualizações.4 Laine compartilha dicas de turismo, mostra um pouco da parte monótona da vida do viajante, além de buscar entender, com respeito e curiosidade, o cotidiano de um povo e suas riquezas.

O caminho se faz caminhando

O sucesso dos canais de viajantes no YouTube se deve por um sem-número de razões. Além de mostrar dicas de lugares para conhecer, belas paisagens, o lado lindo e o não tão lindo do cotidiano de um viajante em um veículo — que inclui banhos improvisados, solidão e muito pouco glamour —, esses canais mexem sobretudo com um grande sonho para boa parte das pessoas, que é viajar.

E mais: mostram, na prática, o que acontece nesse sonho, quanto ele vale e como é possível vivê-lo, mesmo que seja apenas como espectador. E tudo isso a um clique, na tela do YouTube.

Bruno Telloli
Culture & Trends Manager, BrazilYouTube

Fontes (2)

1 O Futuro do Trabalho no Brasil, IDC Brasil, 2021.
2-4 Dados do YouTube, Global, janeiro de 2021 a setembro de 2022.


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