Análise Política Notícias Opinião Política

Lula 3 – O quê esperar deste novo governo?

O melhor, dirão os esquerdistas de todas as cores. O fracasso total, dirão aqueles que perderam as eleições. O caos, dirão os analistas políticos isentos de partidarismo, e eu me incluo entre eles!

2015 foi o pior ano para a história do PT (leia os artigos abaixo). A esquerda estava desacreditada, Lula preso, Sérgio Moro ovacionado como herói e o martelo dos comunistas, debandada geral dos partidos de esquerda.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Este movimento anti-petista teve um crescimento vertiginoso a ponto do Partido dos Trabalhadores não eleger nenhum prefeito em 2020 e apenas 4 governadores em 2022.

Lula foi eleito encima dos erros de Bolsonaro, criticados com exatidão pelo vice Hamilton Mourão, que afirmou em rede nacional: “lideranças que deveriam tranquilizar e unir a nação” deixaram “o silêncio ou o protagonismo inoportuno” criar “um clima de caos e de desagregação social.” Afirmando também que “a falta de confiança de parcela significativa da sociedade nas principais instituições públicas decorre da abstenção intencional desses entes do fiel cumprimento dos imperativos constitucionais”.

A “pedra no sapato” do Presidente Lula poderá ser o Congresso, se, e somente se, os eleitores exigirem que seus candidatos exerçam oposição à esquerda. Negociações poderão levar o Brasil de volta ao que o ex-vice-presidente chamou de “práticas sistemáticas de corrupção, … desmandos, desvios de conduta”.

Congresso e governos estaduais estão de olho no dinheiro que poderá jorrar com maior ou menor intensidade para seus projetos e isso os fará negociar com o Presidente Lula. Já Lula anseia pelo apoio da maioria conservadora no Congresso e nos Estados para recuperar sua popularidade, fazendo com que ele governe não para a esquerda que não teria condições de o eleger, mas para os descontentes de Bolsonaro, fator preponderante para sua vitória.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.