De acordo com o estudo inédito, realizado pela Flash, com mais de 1.000 profissionais brasileiros, 67% das pessoas já consideram as políticas de equidade de gênero ao avaliar uma oportunidade de trabalho
São Paulo, 09 de março de 2022 – A Flash, worktech de gestão de rotinas de trabalho, acaba de lançar o levantamento inédito “Percepções sobre Ações de Equidade de Gênero no Brasil”. A pesquisa, que contou com 1 mil respondentes, entre mulheres, homens e pessoas não binárias, busca compreender como ações afirmativas de gênero impactam a relação entre empresas e empregados e influenciam índices importantes para o RH, como retenção e atração de talentos.
Segundo os dados do estudo, as políticas que visam equidade de gênero já são consideradas pelos profissionais na hora de avaliar uma nova oportunidade de trabalho e também um fator relevante para que se mantenham no atual emprego. Metade dos entrevistados (50%) afirmam usar as ações de equidade de gênero como critério para se manter na companhia. E 67% das pessoas já consideram total ou parcialmente as políticas de equidade de gênero na hora de aceitar um novo emprego.
O levantamento identificou ainda que três entre quatro colaboradores sinalizaram que acreditam que as empresas devam realizar ações afirmativas relacionadas à equidade de gênero. Para Alana Azevedo, CHRO da Flash, a busca pela equidade se tornou essencial dentro do contexto corporativo e reflete os movimentos sociais em curso. “Nos últimos anos, presenciamos diversos debates sobre a participação da mulher no mercado de trabalho e, de forma natural, isso aparece na relação das empresas e seus colaboradores. Esse cenário é bastante positivo, pois diversos estudos indicam que quanto mais diversidade, mais inovação e retorno financeiro a empresa tem.”
Outra descoberta do estudo é que oportunidades iguais podem refletir em maior engajamento para as companhias. Isso porque, questionadas se trabalhar em um lugar que tem ações de equidade aumentaria o engajamento no ambiente de trabalho, 73% dos respondentes disseram que “sim” — sendo que deste total 44% acreditam que o engajamento aumentaria integralmente e 30% parcialmente.
“Esses números revelam que a inclusão deve ser parte da estratégia dentro das empresas, uma vez que o sentimento de pertencimento em uma organização impacta diretamente não só na atração e na retenção de talentos, mas também no engajamento e na produtividade das pessoas que fazem parte dela”, pontua Alana.
Mulheres se envolvem mais nas ações afirmativas
Ao comparar as respostas no estudo, fica evidente que as mulheres se engajam mais na busca pela equidade. Os números mostram que metade dos trabalhadores se dizem engajados com ações de equidade de gênero dentro das organizações. Entre mulheres, essa porcentagem é de 55%, índice que cai para 40% entre homens.
A diferença de percepção também se manifesta na hora de escolher uma nova companhia. Hoje, 74% das mulheres já observam se a companhia tem ações que almejam mais igualdade entre os gêneros para avaliar uma oferta de trabalho: 44% levam isso totalmente em consideração, enquanto 30% o fazem parcialmente. Entre os homens, são 30% e 28%, respectivamente.
Representatividade potencializa sucesso na gestão
Nos últimos anos, o departamento de gestão de pessoas passou a trabalhar cada vez mais orientado a dados. Alana Azevedo, CHRO da Flash, reforça que os números são fundamentais para mapear de forma concreta a demografia da empresa e tomar decisões mais assertivas e alinhadas às necessidades reais de times e colaboradores. “Na Flash, por exemplo, realizamos ações dedicadas à equidade de gênero em todos os níveis da companhia. No passado identificamos que precisávamos melhorar o nosso número de mulheres na liderança, com isso, desenvolvemos um projeto interno sobre o tema”.
Segundo a executiva, nos últimos seis meses, a Flash cresceu a liderança feminina em quatro pontos percentuais. Hoje, 50% dos cargos de liderança são preenchidos por mulheres. Entre os cargos de supervisão e/ou coordenação já são 57% de mulheres.
Os números são reflexo de uma série de ações afirmativas, como vagas de liderança dedicadas para mulheres e programas de mentoria para as funcionárias. “Equipes diversas atuam de forma mais eficiente e permitem uma pluralidade de caminhos muito positiva para a companhia. Hoje, nós temos 59% de mulheres entre os nossos flamingos e isso é muito valioso, pois possibilita uma amplitude de percepções maior de ações sobre aspectos importantes do modelo de negócio da empresa”, conclui.
SOBRE A FLASH
A Flash oferta soluções dentro do segmento de benefícios flexíveis, despesas corporativas e sistema de gestão de pessoas, possuindo a proposta de valor que impacta positivamente as duas pontas da cadeia: empresas e colaboradores. As companhias, por meio de uma plataforma intuitiva e prática, podem gerenciar benefícios, gastos corporativos e diversas etapas da gestão de colaboradores, desde admissão digital, até treinamentos, de maneira ágil e com todo respaldo jurídico necessário, levando em conta políticas internas, acordos sindicais e todas as variáveis legais. Já para os funcionários, possuem como grandes aliados o cartão com bandeira Mastercard, aceito em mais de 2 milhões de estabelecimentos e o aplicativo mobile da Flash (versão iOS e Android), onde ele pode acompanhar todas as informações de seus benefícios e ganhar ainda mais poder de compra com os mais de 200 parceiros da Flash, como Uber, Buser, Deezer, Spotify, Google Play, Movida, Petz, LabiExames, Drogaria São Paulo, LivUp, Cacau Show, Tok&Stok, Livraria da Vila, Casa Riachuelo, Shoptime, Americanas, Casas Bahia, Assaí Atacadista e muitos outros.
Alice Gomes
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