Cultura História Notícias

Instituto Montes Ribeiro reabre dia 31 de março, em nova sede, no centro de Curitiba

Comandado pelos irmãos Luiz Arthur Montes Ribeiro (diretor geral), e João Arthur Montes Ribeiro (diretor administrativo), o Instituto Montes Ribeiro, em novas instalações, contempla a história das famílias “Montes e Ribeiro”, assim como preserva a história do Paraná em tradições, cultura, artes, literatura, gastronomia e folclore.

A reabertura do Instituto Montes Ribeiro (IMR), em nova sede, está marcada para o dia 31 de março, com extensão para o dia 1º de abril, num dos mais expressivos eventos culturais desse ano. Tem como patrono o militar e cirurgião dentista Arthur João de Maria Ribeiro, o IMR foi idealizado pelo artista visual, escritor e chef de cozinha Luiz Arthur Montes Ribeiro, natural da cidade de Ponta Grossa e radicado em Curitiba. O referido Instituto conta com Sala Museu, Sala Acervo, Ateliê de Literatura, Ateliê de Artes Visuais, Biblioteca, Cozinha Autoral e duas Galerias de Arte. Tem como patrono o militar e cirurgião dentista Arthur João de Maria Ribeiro.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

O IMR tem por premissas preservar as memórias das “Famílias Montes e Ribeiro” e seus descendentes, originárias da Espanha, Portugal e Brasil – Região dos Campos Gerais no Paraná, e radicadas em Curitiba a mais de 40 anos.

Sala Museu

A “Sala Museu” contempla uma exposição permanente denominada “Objetos de Família: Montes e Ribeiro” que apresenta mobiliário, acessórios de montaria, uniformes militares, bandeiras, prataria, baixelas, porcelanas, numismática, livros, tapetes e luminárias. Este ano na Sala Museu, além da exposição permanente, acontecerão exposições com obras de artistas acadêmicos, coleções de arte e antiguidades de particulares.

Sala Acervo, Ateliê de Literatura, Ateliê de Artes Visuais, Cozinha Autoral e Galerias de Arte

A Sala Acervo e reserva técnica contém uma coleção de obras de arte adquiridas, nos últimos trinta anos, por Luiz Arthur Montes Ribeiro. São 400 obras de artistas brasileiros, estadunidenses, franceses e africanos, que ao logo dos próximos anos serão expostas ao público. Esta sala, também abriga aproximadamente 3.200 objetos relacionados aos “Montes Ribeiro”.

O Ateliê de Literatura será destinado a sessões de autógrafos em parceira com centros e academias de letras, universidades e escolas. Além disso, também ocorrerão exposições de obras literárias de colecionadores. No Ateliê de Artes Visuais se realização cursos de artes visuais, fotografia e moda, assim como bate papos e exposições de artistas iniciantes. Na Cozinha Autoral, Luiz Arthur Montes Ribeiro, chef de cozinha e confeiteiro, fará parceira com chefs, confeiteiros e barmen para cursos de cozinha regional, contemporânea, clássica e drinks, além de eventos gastronômicos. Os três espaços contam com biblioteca. Nas Galerias de Arte acontecerão exposições de artes visuais de artistas convidados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal entre outros.

Programação:

Dia 31 de março: das 16h às 20h visitação
18h30: Ato inaugural
1) Entrega do “Certificado e Medalha do Mérito Cultural Dr. Arthur João de Maria Ribeiro” ao Tenente do Exército Brasileiro José Gonçalves – Presidente da Associação dos Militares da Reserva de Curitiba e Presidente do Clube dos Subtenentes e Sargentos de Curitiba, por seus serviços prestados à Cultura
Militar.
2) Abertura da Exposição Permanente “Objetos de Família: Montes e Ribeiro”.
3) Abertura da Exposição “Mulheres” com obras de arte pertencentes ao Acervo do IMR: Artistas: Letícia Marquez, Angela Diana e Regina Menezes, (Londrina); Marcia Litério, Lirdi Jorge, Daniela Bis, Jayabujanra e Ida Hannemann de Campos (Curitiba); Vera Simon e Judet Bilibio (Cascavel) e Regina Leopardi (Campinas – São Paulo).
4) Abertura da Exposição “Acervo Pessoal” obras recentes de Luiz Arthur Montes Ribeiro.
1º de abril:
Das 15h às 18h
Sessão de autógrafos do livro “Corina Portugal”, e outras obras, de Dione Navarro.

Sobre Dione Navarro

Dione Navarro (Dionezine Navarro) é natural de Tibagi-Pr. Vive e trabalha em Ponta Grossa-Pr. Poeta, contista, biógrafa e escritora, Presidente da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (APLA) e Acadêmica do Centro de Letras do Paraná, entre outras entidades no Brasil. Tem 15 livros publicados, sendo uma referência na literatura do sul do país. Também é docente e pesquisadora Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) com Doutorado em Fitoquímica e especializações em Fitoterapia, Homeopatia e Florais de Bach.

Serviço:

  • O quê? Reabertura do Instituto Montes Ribeiro com inauguração de sua nova sede
  • Quando? 31 de março, das 16h às 20h – 18h30: Ato inaugural
  • Programação: Entrega do “Certificado e Medalha do Mérito Cultural Dr. Arthur João de Maria Ribeiro” ao Tenente do Exército Brasileiro José Gonçalves; abertura de exposições na Sala Museu e nas duas Galerias de Arte
  • Endereço: Avenida Vicente Machado, 160, conjuntos 61 e 62, Edifício Neudes Calixto, Centro, Curitiba, Pr
    Entrada franca com necessidade de confirmação de presença pelo WhatsApp (41) 99181-0220 ou (41) 3092-9219
  • Período de visitação das exposições temporárias: de 5 a 29 de abril, às quartas, quintas e sextas-feiras das 15h às 20h e sábados das 10h às 14h, com necessidade de agendamento
  • Visitação em outras datas e horários: os agendamentos devem ser realizados pelo WhatsApp (41) 99181-0220 ou (41) 3092-9219.
  • Observação: temos estratégias de acessibilidade para pessoas com
    necessidades especiais.
  • Contato com Luiz Arthur Montes Ribeiro; (41) 99920-7349