Economia Negócios Notícias Tecnologia

Oportunidades reais de ganhos com a ferramenta pagar com saldo do banco

*Por Túlio Iannini

Depois do sucesso do Pix, sistema de pagamento instantâneo, que alcançou 134,5 milhões de usuários únicos em um só dia. Agora novos serviços, desenvolvidos pelo ecossistema do open finance, prometem revolucionar o mercado financeiro, com destaque para o Iniciador de Pagamentos (ITP), modalidade que faz parte da fase 3 do open finance e que permite aos usuários iniciarem pagamentos diretamente de suas contas bancárias para comerciantes ou prestadores de serviços, ignorando os métodos de pagamento tradicionais, como cartões de crédito ou débito.  

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Os serviços de iniciação de pagamento geralmente são realizados por meio de interfaces de programação de aplicativos (APIs) que conectam a conta bancária do usuário à plataforma de pagamento do comerciante. Pesquisas apontam que o ITP pode alcançar uma impressionante participação de 20% em todo o volume gerado pelo Pix em 2023.

Essa solução inovadora proporciona maior segurança, redução de custos para os consumidores e agilidade na hora de comprar. No e-commerce, por exemplo, diminui o número de etapas necessárias para realização de uma transferência ou pagamento (transações que duravam 50 segundos podem ser reduzidas para 30 segundos). 

Além disso, com o ITP é possível ampliar possibilidades de parcerias estratégicas entre fintechs e companhias de tecnologia. Ao se unirem, essas companhias terão acesso à tecnologia e à licença de instituições autorizadas pelo Banco Central e que oferecem esse tipo de serviço. Com essa parceria, fintechs e empresas de tecnologia poderão ampliar seus horizontes frente a um mercado tradicionalmente controlado pelas grandes organizações financeiras, oferecendo soluções inovadoras e competitivas por meio da iniciação de pagamento.

Com o ITP é possível aprimorar a Experiência do Cliente ao permitir transferências diretas de banco para banco, fornecendo uma solução de checkout mais suave e contínua para os clientes e aumentando potencialmente as taxas de conversão para comerciantes on-line. E esta é uma fase da ferramenta que brevemente oferecerá outras possibilidades. 

Em suma, o ITP possui um potencial significativo para impulsionar o mercado financeiro e está levando à democratização do acesso às soluções financeiras para muitos usuários de empresas como Magalu, Mercado Livre, Nubank, Shein e várias outras. Com o ITP, a perspectiva de crescimento no mercado financeiro é positiva, podemos enxergar um futuro promissor e inovador para mais pessoas.

Túlio Iannini é fundador e CEO da U4C, especialista em ITP –  Iniciador de Transação de Pagamentos – e empreendedor em tecnologia financeira. Atua há oito anos no mercado de fintechs, tendo participado de mentorias de empreendedorismo pela Stanford University, Singularity University e também no programa de Scale-Up da Endeavor. 

Informações à imprensa:

U4C


Alice Vieira