Notícias

Estado conta com 11 rodovias com trechos “críticos”, aponta estudo da CNT

Um levantamento da Confederação Nacional de Transporte (CNT) na útima segunda-feira (15) aponta que onze rodovias do estado tem trechos “críticos” em sua infraestrutura.

Os trechos têm situações que incluem buracos grandes, erosões na pista e quedas de barreira, entre outras ocorrências que totalizam 34 pontos.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Os trechos abrangem quatro rodovias federais e sete estaduais.

A estrada com mais pontos críticos é a SC-350, que soma sete locais com problemas. A rodovia tem início em Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis, e segue até Porto União, no Norte.

Em 2022, o CNT havia mapeado oito rodovias (duas federais e seis estaduais) e 18 locais em situação crítica. Naquele levantamento, a SC-350 também liderava o ranking de locais com problemas, com cinco pontos.

Rodovias de SC com pontos críticos

  • SC-350 – 11 pontos
  • BR-280 – 7 pontos
  • BR-470 – 4 pontos
  • SC-305 – 3 pontos
  • SC-157 – 2 pontos
  • SC-477 – 2 pontos
  • BR-163 – 1 ponto
  • BR-285 – 1 ponto
  • SC-135 – 1 ponto
  • SC-486 – 1 ponto
  • SC-480 – 1 ponto

Fonte: Radar CNT do Transporte – Pontos Críticos 2023

Os problemas das rodovias em SC representa pouco mais de 1% de todas as 2,6 mil situações críticas encontradas em rodovias em todo o país. O estado teve a 10ª menor densidade de pontos críticos por quilômetro avaliado, com quase um ponto crítico a cada 100 quilômetros.

Em números absolutos, SC teve o 13º melhor resultado em quantidade de pontos críticos identificados.

Apesar disso, o levantamento do CNT estima em R$ 4,88 bilhões os investimentos necessários para resolver os problemas nas rodovias catarinenses.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE) afirma que o programa Estrada Boa deve melhorar a condição de rodovias catarinenses.

O programa foi lançado no ano passado e registrou um total de 28 obras em seu primeiro ano, entre elas a operação tapa buraco na SC-350, que aparece em primeiro lugar no estudo da CNT.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) afirmou que monitora a situação das rodovias federais no estado e que “o cenário da malha rodoviária catarinense vem melhorando mês a mês”.

Conforme a avaliação do governo federal, em dezembro de 2023, 45% das estradas sob gestão do órgão federal eram classificadas como boa no Índice de Condição da Manutenção (ICM).


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.