Economia Notícias Política

Gilmar e Jaison com lideranças políticas em Brasília

O prefeito Gilmar Sani retornou ontem de Brasília onde esteve com o vice-prefeito e lideranças políticas alfredenses.

Segundo declarações de Jaison Werlich, vice-prefeito, em rápida conversa, a viagem foi muito produtiva.

Diz o vice-prefeito que “visitamos todos os deputados e senadores onde protocolamos vários pedidos de emendas para a Prefeitura de Alfredo Wagner, na parte da Agricultura, da Saúde e da Educação, Turismo e Obras. Para o Hospital também foram feitos pedidos aos deputados e senadores.

Os pedidos foram protocolados e vários deputados e senadores já deram parecer favorável, especialmente com relação à ajuda ao Hospital.

O ano de 2021 começou sem a aprovação da Lei de Orçamentária Anual (LOA), ferramenta que indica a estimativa da receita e a fixação de quanto pode ser gasto, apresentando a política econômica e financeira e o programa de trabalho do governo para o próximo este ano. Ela, a Lei Orçamentária Anual, deveria ter sido aprovada em 2020, mas ainda não foi. Até que ela seja aprovada, o governo precisa fazer um controle de gastos.

Em meados de dezembro de 2020 foi aprovada a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso que determina os passos que o governo pode dar antes da aprovação final do orçamento. Esta LDO define as metas e prioridades do governo para o ano seguinte e orienta a elaboração da LOA, ainda pendente no Congresso.

O texto da LDO na prática, controla o Governo e impede o repasse de verbas para investimento em todas as áreas e estipula que o governo federal só poderá gastar, até a aprovação do orçamento de 2021, o referente a 1/12 avos do orçamento previsto.

Este atraso possibilitou a prefeitos e lideranças políticas buscarem em Brasília a aprovação para emendas que contemplem seus municípios.

Segundo o vice-prefeito, Jaison Werlich, a viagem foi muito positiva, mas só após a aprovação do Orçamento é que ficarão sabendo os valores definitivos que Deputados e Senadores direcionarão a Alfredo Wagner.

Apenas o Prefeito Gilmar Sani foi com passagens e diárias pagas pela Prefeitura de Alfredo Wagner, as demais lideranças políticas que o acompanharam, fizeram questão de pagar a viagem do próprio bolso de modo a não onerar o orçamento do município.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.